Juan Carlos Tedesco, a urgencia de longo prazo
Resumo
A morte do pensador e educador Juan Carlos Tedesco deixa um vazio que dificilmente sera preenchido nesses tempos de sociedade “post-truth” que estamos vivendo, com as polarizacoes que se tornam frequentes e ampliam ainda mais as incertezas ja existentes. Esse notavel educador argentino (5/2/1944-8/5/2017), apos ter concluido seus estudos superiores em Ciencias da Educação, na Universidade de Buenos Aires, em 1968, exerceu a docencia em Historia da Educação nas Universidades de La Plata, Camahue e La Pampa e ingressou na Unesco em 1976 como especialista em politica educacional, onde, por quase tres decadas, ofereceu contribuicoes relevantes tanto no plano das ideias, como de acoes e iniciativas inovadoras, destacando-se como um dos mais importantes pensadores da historia dessa Organização das Nacoes Unidas.
No periodo de 1986 a 1992, exerceu as funcoes de Diretor da Oficina Regional de Educação de Educação, Ciencia e Cultura (Orealc) da Unesco, em Santiago do Chile. Devido ao seu expressivo trabalho em prol da educação latino-americana, foi designado diretor da Oficina Internacional de Educação da Unesco, em Genebra, onde permaneceu ate 1997, retornando em seguida para a Argentina como diretor do Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco, em Buenos Aires, cargo que exerceu ate o ano de 2005. Exerceu ainda no periodo de dezembro de 2007 a julho de 2009 o cargo de Ministro da Educação da Argentina.
Em todas essas diferentes instâncias a sua ação foi fecunda e presidida por ideais de fe e de crencas no poder da educação, construindo consensos e superando radicalizacoes pois sempre admitiu que, sendo a educação uma obra coletiva, ela so poderia avancar mediante parcerias e colaboração de todos. Em sua longa permanencia na Unesco foram inúmeras as missoes que liderou em paises dos diversos continentes, dialogando com educadores e especialistas e reunindo-se com autoridades educacionais sempre com o objetivo de incentivar e promover avancos de forma a resultar em compromissos mais consistentes dos paises com a urgencia da educação, nao uma urgencia efemera e episodica, mas uma “urgencia de longo prazo” que aparece no subtitulo de uma de suas últimas obras, - La educacion argentina hoy (TEDESCO, 2015). Ao utilizar este “slogan” Tedesco sinalizou a complexidade do fenômeno educativo, que requer esforcos continuados e de todos, pois no campo da educação nao se operam milagres da noite para o dia.
Pari passu com suas atribuicoes e responsabilidades no exercicio docente em universidades e em processos de gestao, sobretudo na Unesco, Tedesco construiu uma admiravel obra de reflexoes e pensamentos, publicando varios livros e artigos sobre diferentes ângulos da politica educacional. Entre suas principais obras se destacam: Educação e sociedade na Argentina: 1800-1945(1986); The role of state in education (1989); Estrategias de desarrollo y educacion: el desafio de la gestion pública (1992); El nuevo pacto educativo (1995); Sociologia da educação (1995); Educar en la sociedad del conocimento (2000); Opiniones sobre politica educativa (2005) e La educacion argentina hoy (2015).
Essas e outras obras mostram o equilibrio e profundidade do pensamento de Tedesco em questoes criticas da politica educacional contemporânea, como a do financiamento, da gestao e da qualidade. A proposito das oscilacoes das politicas de financiamento, que constitui uma questao central, Tedesco em varias oportunidades insistiu na adocao de mecanismos que assegurem a estabilidade dos orcamentos, porque as politicas de educação requerem longo prazo para apresentar resultados. Por isso ele ressalta a importância de politicas de financiamento nao sujeitas às mudancas da conjuntura politica e às mudancas de gestoes (TEDESCO, 2005, p. 66). Refletindo sobre o impacto das pesquisas educacionais, afirma em um de seus livros que somente o diagnostico e a explicação nao sao suficientes. E preciso encontrar respostas para os desafios. Trata-se, por exemplo, de encontrar uma didatica para os setores populares (TEDESCO, 2005, p. 72).
Em outra obra, critica a limitação de politicas unidimensionais devido à complexidade e dinamismo dos processos de mudancas educacionais. Nao existem “optimos fijos”. A solução de determinados problemas gera a necessidade de enfrentar outros de complexidade crescente (TEDESCO, 2015, p. 423). Dai a importância de politicas sistemicas, continuadas e com orcamentos estaveis.
Um dos caminhos apontados por Tedesco para superar os desafios existentes consiste na valorização da escola pública no imaginario da população. Afirma que as camadas medias e altas abandonaram a escola pública a partir da decada de 1960. Esse processo de deterioração esta alcancando os segmentos mais pobres, tornando-se urgente combater os altos niveis de anomia que se fazem presente hoje nas escolas, mediante estrategias que consigam fazer com que os alunos de fato aprendam (TEDESCO, 2015, p.443)
Importa registrar a presenca de Tedesco no Brasil, seja por intermedio da tradução e edicao de varios de seus livros, seja pela participação em eventos científicos da area da educação, seja ainda mediante inúmeras missoes junto a autoridades do governo ou por intermedio da Unesco no Brasil que, em diversas oportunidades, viabilizou a sua estada em nosso pais para oferecer subsidios às politicas de educação. Jorge Werthein, que Representou a Unesco no Brasil por varios anos e manteve com Tedesco relação duradoura de amizade, ressaltou em depoimento recente a relevância do pensamento pedagogico do educador argentino para servir de orientação às politicas educacionais da America Latina. Chamou a atencao para o equilibrio de suas posicoes, que constitui uma condicao necessaria para o dialogo e a negociação de rumos.1 Nessa mesma direcao, o educador e editor Walter Garcia2 lembrou que Tedesco estava sempre atento às transformacoes sociais, sobretudo com relação ao aumento das desigualdades sociais que colocavam em confronto as preocupacoes voltadas para o crescimento econômico e a redução da pobreza em face da tendencia de aumento da riqueza. Seguindo essa logica de raciocinio, o sociologo e educador Candido Gomes3 sublinha a sua esperanca, perseveranca e capacidade de unir teorias e práticas
Por último, importa assinalar que, se a Unesco de Genebra (IBE) der continuidade à magnifica serie de ensaios sobre a vida e as ideias dos maiores pensadores pedagogicos de todos os tempos e culturas, certamente havera de incluir doravante Juan Carlos Tedesco, tanto pela profundidade de suas reflexoes sobre a politica educacional quanto pelo apoio à produção e edicao de monografias sobre os pensadores pedagogicos durante sua gestao do IBE-Unesco. Em relação à America Latina, a serie Pensadores da Educação incluiu educadores como Jose Marti, Varela, Andres Bello, Paulo Freire e Anisio Teixeira e Darcy Ribeiro. Com certeza a inclusao de educadores e pensadores como Juan Carlos Tedesco e outros situa-se à altura da importância da serie de monografias mencionadas.
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SciELOReferências
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WERTHEIN, J. Depoimento. 2017.
GARCIA, W. E. Texto mimeo. 2017.
GOMES, C. A. Depoimento. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500012
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