Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características

Rosangela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli, Cleonice Silveira Rocha, Camila Rivaldo Fensterseifer

Resumo


No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Leopoldo, por meio da identificação de perfis que interferem nas desigualdades escolares, especialmente de fluxo escolar, levando à aprovação, à reprovação e ao abandono. Para isso, realizamos um estudo quantitativo com análise descritiva de dados coletados via aplicação de um questionário estruturado, usando a técnica de autoaplicação. Como suporte, utilizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Identificamos evidências que permitem afirmar que as diferenças de perfis associadas às características dos estudantes de escolas públicas se relacionam com a produção de desigualdades educacionais e sinalizam, além disso, situações de vulnerabilidades sociais que se reproduzem nos espaços escolares. Notamos, ainda, que, nas escolas públicas pesquisadas, há heterogeneidade de perfis de estudantes, principalmente em relação àqueles que cursam o ensino médio noturno.


Palavras-chave


Percursos escolares; Taxas de fluxo escolar; Desigualdades educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701306

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