Bullyng e formação de professores: contributos para um diagnostico
Resumo
Este estudo propôs-se averiguar a relação entre teoria e práticas dentre os cursos de formação de docentes de 10 universidades públicas da Peninsula Iberica e as diretrizes do Espaco Europeu de Educação Superior que determinam que as Universidades assegurem uma formação ajustada às reais necessidades das sociedades europeias. Assim, esta pesquisa expoe os resultados da nossa busca pelo vocabulo bullying nas grades dos cursos de formação docente da nossa amostra. Apos analise documental, constatamos que a palavra bullying nem sequer aparece na grande maioria dos quase 1.300 programas de disciplinas a que tivemos acesso. Em resultado, propomos nas conclusoes deste estudo algumas reflexoes. Designadamente, a necessidade de uma concertação estrategica entre os temas candentes da atualidade, as politicas públicas e a ação das instituicoes universitarias de formação de docentes. De modo particular, no que refere o preparo dos futuros professores para a prevencao e o combate ao bullying.
Palavras-chave
Referências
ALSAKER F. D.; OLWEUS, D. Assessment of global negative self-evaluations and perceived stability of self in Norwegian preadolescents and adolescents. The Journal of Early Adolescence, v. 6, n. 3, p. 269-78, 1986. doi:10.1177/0272431686063005
AMADO, J. Da indisciplina escolar ao cyberbullying. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2010
AVILES, J. M. Bullying: intimidacion y maltrato entre el alumnado. Bilbao: Stee-Eilas, 2003. AVILES, J. M. Bullying: el maltrato entre iguales: agresores, victimas bullying testigos en la escuela. Salamanca: Amarú, 2006.
BENITEZ, J. L.; ALMEIDA, A.; JUSTICIA, F. Educacion para la convivencia en contextos escolares: una propuesta de intervencion contra los malos tratos entre iguales. Apuntes de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 27-40, 2005.
BENITEZ, J. L.; GARCIA-BERBEN, A.; FERNANDEZ-CABEZAS, M. The impact of a course on bullying within the pre-service teacher training curriculum. Electronic Journal of Research in Educational Psychology. 1696-2095. v. 7, n. 1, p. 191-208, 2009.
BJÖRKQVIST, K. Sex differences in physical, verbal, and indirect aggression: a review of recent research. Sex Roles, v. 30, n. 2, p. 177-88, Feb 1994. doi:10.1007/BF01420988
BRASIL. Lei Nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidacao Sistematica (Bullying). Diario Oficial da Uniao, 9 nov. 2015.
CARBONEL, J. L. (Dir.). Programa para el desarrollo de la convivencia y la prevencion de los malos trataos: convivir es vivir. Madrid: Ministerio de Educacion y Cultura, 1999.
COSTA, P.J. F. S. et al. Vitimacao em contexto escolar: frequencia e as múltiplas formas. Minho: Centro de Investigacao em Estudos da Crianca, Instituto de Educacao,Universidade do Minho, 2011.
COWIE, H.; Y. FERNANDEZ, F. J. Ayuda entre iguales en las escuelas: desarrollo y retos. Revista Electronica de Investigacion Psicoeducativa, v. 4, n. 2, p. 291-310, 2006.
DEL REY, R; ORTEGA-RUIZ, R. El programa de ayuda entre iguales en el contexto del proyecto Sevilla antiviolencia escolar. Revista de Educacion, n. 326, p. 297-310, 2001.
DIAZ-AGUADO, M. J. et al. Programas de educacion para la tolerancia y prevencion de la violencia en los jovenes. Madrid: Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales. Instituto de la Juventud, 1996.
ESPANHA. Ley Organica nº 2, de 3 de mayo de 2006. Educacion. Disponivel em: . Acesso em: 29 fev. 2016.
ESPANHA. Ley nº 27, de 30 de noviembre, de 2005. De fomento de la educacion y la cultura de la paz. Disponivel em: . Acesso em: 29 fev. 2016.
ESPANHA. Real Decreto 1.393/2007, de 29 de outubro. Estabelece a organizacao do ensino superior em Espanha. Disponivel em: https://www.boe.es/boe/dias/2007/10/30/pdfs/A44037-44048.pdf. Acesso em: 15 fev. 2016.
GALTUNG, J. Tras la violencia, 3R: reconstruccion, reconciliacion, resolucion; afrontando los efectos invisibles de la guerra y la violencia. Bilbao: Gernika Gogoratuz, 1998.
GARAIGORDOBIL-LANDAZABAL, M. t., FAGOAGA-AZUMENDI, J. M. El juego cooperativo para prevenir la violencia en los centros escolares: evaluacion de programas de intervencion para la Educacion Infantil, Primaria y Secundaria. Madrid: CIDE, MEC, 2007. (Colleccion Investigamos).
GARCIA-HIERRO GARCIA, M., A; CUBO DEOGADO, S. La convivencia en Secundaria. Aplicacion de un programa contra la violencia escolar. Campo Abierto, v. 26, n. 1, p. 13-33, 2007.
HERNANDEZ Y HERNANDEZ, F.; SANCHO GIL, J. M. El clima escolar en los centros de Secundaria: mas alla de los topicos. Madrid: CIDE, MEC, 2005.
LEDERACH, J.P. Educar para la paz. Barcelona: Fontamora, 1984.
MARTINS, M. Maus tratos entre adolescentes na escola. Lisboa: Coisas de Ler, 2009.
MATOS, M. G. et al. A saúde dos adolescentes portugueses em tempos de recessao: dados nacionais do estudo HBSC. Lisboa: UNL/UL, 2014. (Relatorio do estudo HBSC).
OLDENBURG, B.; BOSMAN, R.; VEENSTRA, R. Are elementary school teachers prepared to tackle bullying? A pilot study. School Psychology International. 1-9, 2015. doi:10.1177/0143034315623324
OLWEUS, D.; LIMBER, S. P. Bullying in School: evaluation and dissemination of the Olweus bullying prevention program. American Journal of Orthopsychiatry, v. 80, p. 124-34, 2010. doi:10.1111/j.1939-0025.2010.01015.x
ORTEGA-RUIZ, R. Competencias para la convivencia y las relaciones sociales. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, v. 370, p. 32-5, 2007.
ORTEGA-RUIZ, R. El programa de ayuda entre iguales en el contexto del proyecto Sevilla Antiviolencia Escolar. Revista de Educacion, v. 326, p. 297-310, 2001.
ORTEGA-RUIZ, R.; DEL REY, R. Estrategias educativas para a prevencao da violencia. Brasilia, DF: UNESCO, UCB, 2002.
PAREJA, J. A. Aproximacion al concepto de violencia bullying agresividad. In: TRUJILLO, F.; FORTES, M. R. (Eds.). Violencia domestica y coeducacion. Barcelona: Octaedro, 2002. p. 23-38.
PEDROSA, B. Evaluacion bullying mejora de las conductas problematicas dentro del aula. Granada: Ed. Universidad de Granada, 2012.
PEREIRA, B.; SILVA, M.; NUNES, B. Descrever o bullying na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Dialogo Educacional, v. 9, n. 28, p. 455-66, set./dez. 2009.
PORTUGAL. Decreto-lei nº 252, de 26 de setembro de 1997. Lei da autonomia universitaria. Diario da República, 26 set. 1997.
RESNICK, M. et al. Protecting adolescents from harm: findings from the national longitudinal study on adolescent health. Journal of the American Medical Association, v. 278, n. 10, p. 823-32, 1997. doi:10.1001/jama.1997.03550100049038
RIGBY, K. Addressing bullying in schools: theory and practice. Camberra:Australian Institute of Criminology, 2003. (Trends and issues in crime and criminal justice).
SA, J. Bullying nas escolas: prevencao e intervencao. 2012. 855 p. Tese (Doutoramento em Educacao) – Departamento de Educacao, Universidade de Aveiro, 2012.
SALMIVALLI, C. et al. Bullying as a group process: participant roles and their relations to social status.Aggressive Behavior, v. 22, n. 1, p. 1-15, 1996. doi: 10.1002/(SICI)1098-2337(1996)22:1<1::AID-AB1>3.0.CO;2-T
SERRANO, A. IBORA, I. Violencia entre compañeros en la escuela. Madrid: Groaprint, 2005. (Informe Reina Sofia).
SMITH, P.; PEPLER, D.; RIGBY, K. Bullying in schools: how successful can interventions be? Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
SNYDER, J. et al. Observed peer victimization during early elementary school: continuity, growth, and relation to risk for child antisocial and depressive. Child Development, v. 74, n. 6, p. 1881-98, 2003. doi:10.1046/j.1467-8624.2003.00644.x
TAKI, M. Relations among bullying, stresses and stressors: a longitudinal and comparative survey among countries. In : JIMERSON, S. R. Handbook of bullying in schools. New York: Routledge, 2011. p. 161-62.
TORREGO, J. C. Nuevos enfoques de actuacion ante el conflicto bullying la convivencia escolar. In: I. FERNANDEZ. (Coord.). Guia para la convivencia en el aula. Barcelona: Cisspraxis, 2001. p. 171-9. (Coleccion educacion emocional).
TORREGO, J.C.; MORENO, J. M. Convivencia y disciplina en la escuela: el aprendizaje de la democracia. Madrid: ALIANZA, 2003.
TRIANES, M. V. La violencia en contextos escolares. Archidona: Aljibe, 2000.
UNICEF. Hidden in plain sight: a statistical analysis of violence against children. New York: Unicef, 2014.
VENTURA, A.; FANTE, C. Flagelos da modernidade: cyberbullying. In: FANTE, C.; PRUDENTE, N. P. (Orgs.) Bullying em debate. Sao Paulo: Paulinas, 2015. (Colecao Pedagogia e Educacao). p. 23-49.
VENTURA, A.; COSTA, J. A. NETO-MENDES, A. (Orgs.). Escolas, competicao e colaboracao: que perspectivas? Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
VENTURA, R.; VENTURA, A. Bullying na Idade pre-escolar: desafio para instituicoes públicas e privadas. In: SIMPOSIO DE ORGANIZACAO E GESTAO ESCOLAR, 7., Atas... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013. p. 697-712.
ZABALZA BERAZA, M. A. Situacion de la convivencia escolar en España: politicas de intervencion. Revista Interuniversitaria de Formacion del Profesorado, v. 44, p. 139-74, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620160004000010
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)