Bullyng e formação de professores: contributos para um diagnostico

Alexandre Ventura, Beatriz Pedrosa Vico, Rosângela Ventura

Resumo


Este estudo propôs-se averiguar a relação entre teoria e práticas dentre os cursos de formação de docentes de 10 universidades públicas da Peninsula Iberica e as diretrizes do Espaco Europeu de Educação Superior que determinam que as Universidades assegurem uma formação ajustada às reais necessidades das sociedades europeias. Assim, esta pesquisa expoe os resultados da nossa busca pelo vocabulo bullying nas grades dos cursos de formação docente da nossa amostra. Apos analise documental, constatamos que a palavra bullying nem sequer aparece na grande maioria dos quase 1.300 programas de disciplinas a que tivemos acesso. Em resultado, propomos nas conclusoes deste estudo algumas reflexoes. Designadamente, a necessidade de uma concertação estrategica entre os temas candentes da atualidade, as politicas públicas e a ação das instituicoes universitarias de formação de docentes. De modo particular, no que refere o preparo dos futuros professores para a prevencao e o combate ao bullying.


Palavras-chave


Bullying; Cyberbullying; Politica educativa; Curriculo; Formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620160004000010

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