Educação Comparada Brasil–Espanha: Estado da Arte 1990–2014

Donaldo Bello de Souza, Neusa Chaves Batista

Resumo


Em que pesem as múltiplas definicoes sobre o que e um Estado da Arte, e possivel considera-lo como um estudo de carater bibliografico, voltado para uma especie de avaliação quantitativa e qualitativa sobre o conhecimento produzido em certo campo do conhecimento científico e academico. Assim, o presente artigo visa à elaboração de um estudo do genero sobre Educação Comparada Brasil–Espanha, cobrindo o periodo 1990–2014. Em termos metodologicos, examina as referencias selecionadas a partir de cinco unidades de analise de comparacoes, a saber, entre: Politicas de Educação, Modos de Aprender, Tempos, Curriculos e entre Organizacoes Educativas. Postula que os estudos enfocados exemplificam a multiplicidade de tematicas e enfoques teoricos e metodologicos que marcam o campo da Educação Comparada, nao havendo consensos em relação aos movimentos de aproximação ou distanciamento entre as realidades e questoes educacionais tomadas por alvo de estudo.


Palavras-chave


Educação comparada; Estado da arte; Metodos comparativos; Brasil-Espanha

Referências


ADAMSON, B.; MORRIS, P. Comparacoes entre curriculos. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015. p. 345–368.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialetica do esclarecimento: fragmentos filosoficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BARROSO, J. O Estado e a educacao: a regulacao transnacional, a regulacao nacional e a regulacao local. In: BARROSO, J. (Org.). A regulacao das politicas públicas de educacao: espacos, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa, 2006, p. 41–70.

BATISTA, C. M. S. Estilos de lideranca escolar no Brasil e na Espanha segundo a Pesquisa Talis (OCDE). Revista Urutagua, Maringa, n. 31, p. 115–133, nov. 2014/abr. 2015.

BATISTA, N. C. Proposta para estagio Pos-Doutoral no exterior – Politicas educacionais com foco na participacao dos Conselhos Escolares na gestao democratica da escola pública: estudo comparado Brasil e Espanha. Porto Alegre: Nepge/Ppgedu/Ufrgs, 2015.

BEECH, J.; RABELO, R. S. O conceito de “transferencia educacional” na historia da educacao comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira de Historia da Educacao, Campinas, v. 13, n. 2, p. 45–71, maio/ago. 2013.

BOURDIN, A. La question locale. Presses Universitaires de France, 2000.

BRASIL. Constituicao [de 1988] da República Federativa do Brasil. Diario Oficial da Uniao [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educacao Nacional. Diario Oficial da Uniao [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei N° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educacao – PNE e da outras providencias. Diario Oficial da Uniao [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 26 jun. 2014.

BRAY, M. Comparative education in the era of globalization: evolution, missions and roles. Policy Futures in Education , v. 1, n. 2, p. 209–224, 2003.

BRAY, M; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Educacion comparada: enfoques y metodos. Buenos Aires: Granica, 2010.

BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015.

CASTRO, M. L. S. Educacao comparada no Brasil: uma analise preliminar da producao academica. Educacao Unisinos, v. 17, n. 3, p. 223–231, set./dez. 2013. doi: https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.06.

CATANI, D. B.; SILVA, K. N. A producao historico-educacional – elementos de comparacao (1970-2008): Brasil, Franca, Portugal e Espanha. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCACAO COMPARADA, 6., 2014, Bento Goncalves. Anais... Porto Alegre: SBEC, 2014, p. 1–14.

COSTA, J. C. O. O curriculo de matematica no ensino medio do Brasil e a diversidade de percursos formativos. 2011. 304 f. Tese (Doutorado em Educacao) – Faculdade de Educacao, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2011. doi: https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-06122011-162114.

DIMMOCK, C. La comparacion de organizaciones educativas. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Educacion comparada: enfoques y metodos. Buenos Aires: Granica, 2010, p. 343–362.

DUARTE, C. S. A educacao como um direito fundamental de natureza social. Educacao & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 691–713, out. 2007. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300004.

DUTERCQ, Y. Les regulations des politiques d’education. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005.

ESPANHA. Constituicion Española [de 1978]. Boletin Oficial del Estado, Madrid, 29 dic. 1978.

ESPANHA. Ley Organica N° 11, de 25 de agosto de 1983, de Reforma Universitaria. Boletin Oficial del Estado, Madrid, 21 sept. 1983.

ESPANHA. Ley Organica N° 1, de 3 de octubre de 1990, de Ordenacion General del Sistema Educativo. Boletin Oficial del Estado, Madrid, 4 oct. 1990.

ESPANHA. Ley Organica N° 2, de 3 de mayo de 2006, de Educacion. Boletin Oficial del Estado, Madrid, 4 mayo. 2006.

ESPANHA.Ley Organica N° 8, de de diciembre, de 2013, para lamejora de lacalidad educativa.Boletin Oficial del Estado, Madrid, 10 de dic. 2013.

FERNANDES, A. V. M. Cidadania e educacao: analise comparativa dos processos redemocratizantes da Espanha e do Brasil ressaltando suas leis de diretrizes e bases. 1995. 337 f. Tese (Doutorado em Educacao) – Faculdade de Educacao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educacao & Sociedade , v. 23, n. 79, p. 257–272, 2002. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

FERRER, F. La educacion comparada actual. Barcelona: Ariel, 2002.

GIL, L. V. La educacion comparada e internacional: procesos historicos y dinamicas globales. Barcelona: Octaedro, 2011.

GOLDMANN, L. Ciencias humanas e filosofia: que e a sociologia? 8. ed. Sao Paulo: Difel, 1984.

GOMES, C. A. Educacao comparada no Brasil: esboco de agenda. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, v. 96, n. 243, p. 243–258, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/359313453.

GRAMSCI, A. Concepcao dialetica da historia. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 1987. GREGORIO, M. G. Os estudos de educacao comparada internacional no banco de dissertacoes e teses da CAPES no periodo de 1987 a 2006. 2009. 149 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) – Universidade Federal de Sao Carlos, Sao Carlos, 2009.

HIDALGO, A. M. As influencias da Unesco sobre a educacao rural no Brasil e na Espanha. Madrid: Instituto de Estudios Latinoamericanos, 2013. (Documentos de Trabajo IELAT, 50).

HORTALE, V. A.; MORA, J.-G. As experiencias da Espanha e Brasil na implementacao de sistemas de avaliacao de qualidade da educacao superior. Avaliacao: Revista da Rede de Avaliacao Institucional da Educacao Superior, v. 10, n. 3, p. 9–25, 2005.

JASPERS, K. Iniciacao filosofica. Lisboa: Guimaraes Editores, 1987.

KAZAMIAS, A. M. Paideia e politeia: educacao e Estado/Estado e sua cultura politica na educacao comparada. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M. (Org.). Educacao comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasilia, DF: Unesco, Capes, 2010. p. 197–205. v. 1.

KOSIK, K. Dialetica do concreto. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

LAUGLO, J. Formas de descentalizacion y sus implicaciones para laeducacion. In: PEREYRA, M. A.; MINGUEZ, J. G.; BEAS, M.; GOMEZ, A. J. (Comp.) Globalizacion y descentralizacion de los sistemas educativos: fundamentos para unnuevo programa de laeducacion comparada. Barcelona: Pomares-Corredor, 1996, p. 169–207.

LEFEBVRE, H. Logica formal, logica dialetica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilizacao Brasileira, 1983.

LLORENT, V. J.; SANTOS, M. P. Legislacao educacional e inclusao na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e na Universidade de Cordoba (Espanha). Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion, v. 20, n. 1, p. 7–23, 2012.

LOPES, F. F. D. A cidade e a reproducao de conhecimentos historico-educacionais: aproximacoes entre a Campinas moderna de Jose de Castro Mendes e a Barcelona “modelo”. 2007. 279 f. Tese (Doutorado em Educacao) – Faculdade de Educacao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

LÜDKE, M.; MOREIRA, A. F. B.; CUNHA, M. I. Repercussoes de tendencias internacionais sobre a formacao de nossos professores. Educacao & Sociedade, v. 20, n. 68. p. 278–298, 1999. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301999000300014.

LUZON, A.; TORRES, M. La educacion internacional, un nuevo escenario entre naciones desde una politica global. In: MARTINEZ USARRALDE, M. J. (Coord.). Educacion internacional. Valencia: Tirant lo Blanch, 2009, p. 15–56.

MACHADO, E. R. O desenvolvimento da pedagogia social sob perspectiva comparada: o estagio atual no Brasil e Espanha. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Educacao) – Faculdade de Educacao, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2014. doi: 10.11606/T.48.2014.tde-10112014-142130.

MADEIRA, A. I. O campo da educacao comparada: do simbolismo fundacional à renovacao das logicas de investigacao. In: SOUZA, D. B.; MARTINEZ, S. A. (Org.). Educacao comparada: rotas de alem-mar. Sao Paulo: Xama, 2009, p. 105–136.

MADEIRA, A. I. A construcao do saber comparado em Educacao: uma analise socio-historica. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian; Fundacao para a Ciencia e Tecnologia, 2011.

MALET, R. Do Estado-Nacao ao Espaco-Mundo: as condicoes historicas da renovacao da educacao comparada. Educacao &Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1301-1332, 2004. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400011.

MAROY, C. Vers une regulation post-bureaucratique des systems d’enseignement en Europe?Les Cahiers de Recherche en Education et Formation, n. 49, p. 3–26, 2005.

MARTINEZ USARRALDE, M. J. M. Educacion internacional. Valencia: Tirant lo Blanch, 2009.

MARTINS, M. M. M. et al. Comparacao das grades curriculares do curso de graduacao em psicopedagogia: Argentina, Brasil e Espanha. CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACION Y PRACTICA PROFESIONAL EN PSICOLOGIA, 1.; JORNADAS DE INVESTIGACION, 14.; ENCUENTRO DE INVESTIGADORES EN PSICOLOGIA DEL MERCOSUR, 5., 2009, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires: UBA, p. 331–333.

MASON, M. Comparacao entre culturas. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015, p. 255–292.

MATE, C. H. Elementos para um estudo comparativo entre governos autoritarios de Espanha e Brasil (1937-1945) e seus efeitos nos livros didaticos. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTORIA DA EDUCACAO, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2006, p. 6484–6494.

MENEGHEL, S. M.; ROBL, F.; SILVA, T. T. F.A relacao entre avaliacao e regulacao na educacao superior: elementos para o debate. Educar em Revista, n. 28, p. 89–106, dez. 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602006000200007.

MESZAROS, I. O conceito de dialetica em Lukacs. Sao Paulo: Boitempo, 2013.

MIRANDA, M. J. C. Aprendizagem e desenvolvimento de criancas com deficiencias, na educacao infantil, em Maringa/Brasil e em Guadalajara/Espanha. 2011. 478 f. Tese (Doutorado em Educacao Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2011.

MIRANDA, M. J. C. Educacao infantil inclusiva no Brasil e na Espanha: uma analise comparada de percepcoes de diretores(as) e de suas equipes. Sao Paulo: Ed. Unesp, 2014.

MIRANDA, M. J. C.; DALL’ACQUA, M. J. C.; HEREDERO, E. S.Analise e reflexao sobre a educacao especial inclusiva em Maringa/BR e em Guadalajara/ES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educacao, v. 8, n. 1, p. 45–57, 2013.

MORAIS, E. M. B. Estrutura do ensino, perfil e formacao dos professores de geografia na educacao basica em Goiânia/Goias e em Madri. Didacticas Especificas , n. 5, p. 30–55, 2011. doi: http://dx.doi.org/10.15366/didacticas2011.5.

NOBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos cientificos e o estado da questao: reflexoes teorico-metodoloogicas. Estudos em Avaliacao Educacional, Campinas, v. 15, n. 30, p. 5–16, jul./dez. 2004. doi: http://dx.doi.org/10.18222/eae153020042148.

NOVOA, A. Histoire & comparaison: essais sur l’education. Lisboa: Educa, 1998.

NOVOA, A. Modelos de analise em educacao comparada: o campo e o mapa. In: SOUZA, D. B.; MARTINEZ, S. A. (Org.). Educacao comparada: rotas de alem-mar. Sao Paulo: Xama, 2009, p. 23–62.

OLMOS, L. E.; TORRES, C. A. Teorias do Estado, expansao educacional, desenvolvimento e globalizacoes: abordagens marxista e critica. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M. (Org.). Educacao comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasilia, DF: Unesco, Capes, 2010. v. 1, p. 97–114.

PEREYRA, M. A. La comparacion, una empresa razonada de analisis por otros usos de la comparacion. Revista de Educacion, n. extraordinario, p. 23–76, 1990.

PEREYRA, M. A. La construccion de la educacion comparada como disciplina academica. In: SCHRIEWER, J.; PEDRO, F. (Ed.). Manual de educacion comparada. Teorias, investigaciones, perspectivas. Barcelona: PPU, 1993. v. 2, p. 255–323.

PEREYRA, M. A. La construccion de la educacion comparada como disciplina academica: defensa e ilustracion de la historia de las disciplinas. In. LOPEZ-VELARDE, J. C. (Coord.). Teoriay desarrollo de lainvestigacion em educacion comparada. Mexico: Plaza y Valdes, 2000, p. 27–80.

PHILLIPS, D. Aspectos da transferencia educacional. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M. (Org.). Educacao comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasilia, DF: Unesco, Capes, 2010. v. 2, p. 497–515.

POPKEWITZ, T. S. El Estado y la administracion de lalibertad a finalesdelsiglo XX: descentralizacion y distinciones Estado/sociedad civil. In: PEREYRA, M. A.; MINGUEZ, J. G.; BEAS, M.; GOMEZ, A. J. (Comp.).Globalizacion y descentralizacion de los sistemas educativos: fundamentos para um nuevo programa de la educacion comparada. Barcelona: Pomares-Corredor, 1996, p. 119–168.

POPPER, K. R. A logica da pesquisa cientifica. Sao Paulo: Cultrix, 1972.

POPPER, K. R. Conjecturas e refutacoes. Brasilia, DF, Ed. UnB, 1980.

PRADA, L. E. A. Formacao continuada de professores: experiencias em alguns paises. ETD: Educacao Tematica Digital, v. 2, n. 3, p. 97–116, 2001. doi: https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.584.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; FAQUIM, J. P. S. Las investigaciones sobre formacion de profesores en America Latina: un analisis de los estudios del estado del arte (1985-2003). Educacao Unisinos, v. 9, n. 3, p. 221–230, 2005.

ROBERTSON, S.; DALE, R. Alem dos “ismos” metodologicos na educacao comparada em uma era de globalizacao. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M. (Org.). Educacao comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasilia, DF: Unesco, Capes, 2010. v. 2, p. 555–572.

REOBERTSON, S.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educacao. Dialogo Educacional , Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.

RUIZ, A. I. Sugestoes para melhorar a educacao basica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. Sao Paulo: Moderna, 2009.

RUIZ, A. I. Politica e gestao da educacao basica: uma analise comparativa Brasil-Espanha. Revista Retratos da Escola, Brasilia, v. 8, n. 14, p. 39–51, 2014.

SANTOS, J. N. et al. Estudo comparativo sobre a formacao em Psicopedagogia em tres paises: Argentina, Brasil e Espanha. Revista Psicopedagogia, v. 29, n. 90, p. 313–319, 2012.

SCHRIEWER J. Sistema mundial y redes de interrelacion. La internacionalizacion de laeducacion y el papel de lainvestigacion comparada. In: PEREYRA, M. A.; MINGUEZ, J. G.; BEAS, M.; GOMEZ, A. J. (Comp.). Globalizacion y descentralizacion de los sistemas educativos: fundamentos para um nuevo programa de La educacion comparada. Barcelona: Pomares-Corredor, 1996, p. 17–58.

SCHRIEWER, J. Aceitando os desafios da complexidade: metodologia de educacao comparada em transicao. In: SOUZA, D. B.; MARTINEZ, S. A. (Org.). Educacao comparada: rotas de alem-mar. Sao Paulo: Xama, 2009, p. 63–104.

SCHRIEWER, J. Comparative education methodology in transition: towards the study of complexity? In: SCHRIEWER, J. (Ed.). Discourse formation in comparative education. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2000, p. 3-51.

SCHRIEWER, J. Educacion comparada: um gran programa ante nuevos desafios. In: SCHRIEWER, J. (Comp.). Formacion del discurso em La educacion comparada. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 2002, p. 13–40.

SCHRIEWER, J.; KAELBLE, H. La comparacion en las ciencias sociales e historicas. Un debate interdisciplinar. Barcelona: Octaedro, 2010.

SENE, J. E. As reformas educacionais apos a abertura politica no Brasil e na Espanha: uma analise critica do ensino medio e da geografia. 2008. 352 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2008. doi: https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-10032010-111707.

SILVA, A. C. P. Interfaces Brasil-Espanha: processos de gestao da educacao basica local (Rio de Janeiro-Madri) frente à reconfiguracao politica dos estados nacionais. Revista Abordagens Geograficas, v. 1, n. 1, p. 87-103, 2010.

SLATER, D. La geopolitica del processo globalizador y el poder territorial em las relaciones Norte-Sur: imaginaciones desafiantes de lo global. In: PEREYRA, M. A.; MINGUEZ, J. G.; BEAS, M.; GOMEZ, A. J. (Comp.). Globalizacion y descentralizacion de los sistemas educativos: fundamentos para um nuevo programa de La educacion comparada. Barcelona: Pomares-Corredor, 1996, p. 59–92.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. (Org.). Alfabetizacao. Brasilia, DF: INEP/MEC, 2000 (Serie Estado do Conhecimento, 1).

SOUZA, D. B. Projeto de investigacao de Estagio Pos-doutoral no exterior – Politicas públicas de planejamento da educacao no Brasil e na Espanha: estudo comparado sobre os planos nacionais de educacao no contexto da descentralizacao politico-administrativa entre os poderes centrais, regionais e locais. Rio de Janeiro: Nephem/FE/Uerj, 2015.

SOUZA, D. B.; MARTINEZ, S. A. O estado do conhecimento em educacao comparada Brasil-Portugal (1986-2006). In: SOUZA, D. B.; MARTINEZ, S. A. (Orgs.). Educacao comparada: rotas de alem-mar. Sao Paulo: Xama, 2009, p. 167–218.

STEINER-KHAMSI, G. Reterritorializing educational import. In: NOVOA, A.; LAWN, M. (Ed.). Fabricating Europe: the formation of an education space. Dordrech: Kluver Academic Publisher, 2002, p. 6986.

SWEETING, A. Comparacoes entre tempos. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015, p. 197224.

TROJAN, R. M. Politicas de formacao de professores na Espanha e no Brasil: estudo comparado sobre tendencias internacionais. CONGRESO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ESTUDIOS COMPRADOS EN EDUCACION, 4., 2010, Buenos Aires, Anais... Buenos Aires: SAECE, 2010, p. 121.

TROJAN, R. M.; LANDINI, S. R. Condicoes de trabalho docente no Brasil e na Espanha: consideracoes a partir da pesquisa TALIS (OECD-2009). Serie-Estudos , n. 36, p. 143160, 2013.

URBAN, A. C. Didatica da historia: percursos de um codigo disciplinar no Brasil e na Espanha. Curitiba, 2009, 246 f. Tese (Doutorado em Educacao) Departamento de Educacao, Universidade Federal do Parana, 2009.

VALENTE, W. R. Pensamento pedagogico e aritmetica escolar para o curso primario no Brasil e na Espanha: templos de ensino intuitivo. Aula: Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, n. 15, p. 229240, 2009.

VOSGERAU, D. S.-A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisao: implicacoes conceituais e metodologicas. Revista Dialogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165189, 2014.

WATKINS, D. A.; VAN AALST, J. Comparacoes entre modos de aprender. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015, p. 403424.

WEILER, H. N. Perspectivas comparadas em descentralizacao educativa. In: SARMENTO, M. J. (Org.). Autonomia da escola: politicas e praticas. Porto: Asa, 2000, p. 95122.

YANG, R. Comparacoes entre politicas. In: BRAY, M.; ADAMSON, B.; MASON, M. (Org.). Pesquisa em educacao comparada: abordagens e metodos. Brasilia, DF: Liber Livro, 2015, p. 319343.

ZIBAS, D. M. L. A reforma educacional espanhola: entrevista com Mariano Enguita e Gimeno Sacristan. Cadernos de Pesquisa, n. 108, p. 233247, 1999a. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000300010.

ZIBAS, D. M. L. Reforma do ensino medio: licoes que vem da Espanha? Revista Brasileira de Educacao, Rio de Janeiro, n. 12, p. 7883, 1999b.

ZUCCHETTI, D. T.; BARRIO, B. P. Discutindo praticas de educacao nao escolar a partir de politicas de atencao juventude. Reflexao e Acao , v. 15, n. 1, p. 142157, 2007. doi: https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.228.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank