ISSN 0104-4036 versão impressa
e-ISSN 1809-4465 versão eletrônica
A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os que resultam de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.
Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação. A revista Ensaio não cobra taxa de submissão, avaliação ou publicação de artigo – APC (article processing charge)–, não há nenhum custo para os autores que cadastram seus artigos na plataforma da revista.
1. Normas gerais
A revista Ensaio só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da Internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos.
2. Submissão de artigos
A revista Ensaio aceita artigos com até quatro autores. Preferencialmente um dos autores deve estar inserido em um Programa de Pós-Graduação em Educação. Exceto autores com filiação estrangeira.
Os originais deverão ser enviados à revista por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio, no endereço
https://revistas.cesgranrio.org.br.
Para realizar a submissão, é necessário, antes, cadastrar-se no portal de revistas, observando os campos obrigatórios marcados com ‘*’.
Observação:1- Por razões sistêmicas, alguns campos não apresentam o sinal de obrigatoriedade de preenchimento ‘*’, porém são imprescindíveis e, portanto, obrigatórios.
São eles: ORCID; Resumo; Palavras-chave; Resumo da biografia; e Filiação Institucional.
O registro ORCID pode ser feito, gratuitamente, acessando a página http://orcid.org/ (os coautores também deverão ter este registro)
2- O periódico permite até 3 coautores totalizando quatro pessoas.
3. Formatação do Artigo
- O artigo deverá seguir as normas da ABNT. Deverá ter, no máximo, 7.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. O arquivo deverá estar no formato ‘.doc’ ou ‘.docx’ (documento texto), e obedecer às seguintes formatações:
fonte Times New Roman, tamanho 12;
alinhamento justificado;
espaçamento entre linhas de 1,5;
referências bibliográficas, com alinhamento à esquerda e espaçamento entre linhas simples;
títulos e seções não deverão ter fontes ou atributos diferentes (itálico, negrito, tachado, sobrescrito, cor realçada, etc).
- O título, resumo e as palavras-chave deverão preceder o artigo e serem apresentados em três idiomas: português, inglês e espanhol.
- O uso do itálico fica reservado apenas às palavras e expressões estrangeiras.
- As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.
- Resumo + palavras-chave não deverão ultrapassar 1.000 caracteres, excluindo-se os espaços, e deverão ser diagramados com espaçamento entre linhas simples.
Observação: A responsabilidade pela tradução do título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira são exclusivamente do autor.
4. Pesquisa financiada
No caso de pesquisa financiada, o campo Agências de fomento deverá ser preenchido na página de digitação das informações do artigo (metadados), e deverá constar, também, em nota de rodapé no documento. As notas de rodapé deverão ser numeradas sequencialmente.
5. Referências
As citações e as referências devem, necessariamente, ter atualidade, relevância e pertinência. A maior parte das referências deve ser dos últimos cinco anos.
Recomenda-se que considerem os textos publicados em revistas científicas relevantes para dialogar com o referencial teórico dos artigos.
Não serão aceitos artigos com excessivo número de citações.
- As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, e inseridas nos metadados (passo 3 da submissão de artigos – no portal), e obedecer às normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023/2002).
- Devem ser listadas, em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto.
Abaixo, exemplos das referências:
COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. Local: Editora, data. (Série)
CRUZ, A. C.; PEROTA, M. L. L. R. Título. nº da edição. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR et al. (mais de três autores). Título. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do capítulo: subtítulo. In: SOUZA, J. C. (Org.). Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final (opcional).
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Título. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do artigo. Nome do periódico, local de publicação, números do volume, do fascículo, páginas inicial-final do artigo, mês/ano.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do trabalho: subtítulo. In: TITULO DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Anais... (as reticências substituem as informações já contidas no título do evento). Local da publicação: Editora, data da publicação.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título. Data da defesa. nº de folhas/páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) - Nome da instituição, local, data.
BRASIL. Medida Provisória nº ..., data completa. Ementa (se possível). Título da publicação, local, data. Dados complementares da publicação.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. [S.I.], 1999. Disponível em: <http://www.nome.br>. Acesso em: 9 ago. 2016.
5.1 Autocitações
As autocitações devem ser limitadas a duas. No caso de artigo em coautoria, o total de citações não deve exceder 10%.
5.2 Tabelas, quadros, gráficos, mapas e imagens
- Estes deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados; serem numerados e, quando for o caso, o direito de reprodução que a eles correspondem.
5.3 Política contra plágio
A revista Ensaio reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento nos softwares PlagScan e CopySpider, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio.
Fica reservado à revista, o direito de não aceitar para avaliação, artigos com um nível alto de autoplágio.
É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.
A revista Ensaio condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados.
Em caso de confirmação de plágio, a Ensaio não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.
6. Avaliação do artigo
Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área. A revista escolhe avaliadores que são independentes dos autores, ou seja, que não são afiliados à mesma instituição.
Havendo disparidade nos pareceres a revista escolherá um terceiro avaliador, especialista no tema, para desempatar a avaliação do artigo.
Os artigos serão enviados aos pareceristas, após cumpridas as exigências descritas acima, através do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Ensaio, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.
6.1 Pedidos de reformulação
Após a avaliação, o autor recebe os pareceres emitidos, que podem solicitar alterações ou adaptações, sempre visando o aprimoramento do texto.
O artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em, no máximo, 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação.
O texto deverá estar com as modificações realçadas com a cor amarela.
O editor reservar-se-á ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo, bem como, no que diz respeito à publicação, a palavra final é do (a) editor (a).
Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará o autor sobre o processo editorial através do portal de revistas, e arquivará o artigo, não se obrigando a devolver os originais.
Obs.: O processo editorial pode ser acompanhado através do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio.
Depois de se logar no sistema e clicar sobre o artigo ativo basta o autor acessar a aba avaliação.
6.2 Se aprovado
O artigo mudará seu status de “Em avaliação” para “Em edição”. Os passos seguintes serão editoração, marcação XML e publicação impressa e online em número a ser definido pela Editora.
O autor deve registrar no texto final, já aprovado, o nome do autor e coautores se houver, dados relativos à maior titulação de cada um, filiação institucional por extenso e bolsas de pesquisa, se for o caso. Por último deve inserir o endereço eletrônico e o ORCID. Bem como, deve fornecer em documento complementar, o endereço completo para correspondência e telefones para contato.
Artigos aprovados de um mesmo autor serão publicados em volumes diferentes.
A Ensaio trabalha com a modalidade de publicação avançada de artigos ou Ahead of Print (AOP). Ahead of print é a publicação antecipada dos artigos aprovados pela Comissão Editorial, contribuindo para a difusão mais rápida das pesquisas. Ela é feita em formato definitivo do texto e pode ser citada, conforme o modelo a seguir:
_____________________________________________________________________
CHIAPPE, Andrés e ADAME, Silvia Irene. Práticas educativas abertas: um caminho de aprendizagem além do conhecimento de acesso livre. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [conectados]. Na imprensa. [citado em 2018-02-06]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017005009101&lng=pt_BR&nrm=iso . Epub 18 de dezembro de 2017. ISSN 0104-4036. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601320.
7. Página Aberta
Textos que proporcionem uma visão ampla de um tema poderão ser publicados na seção Página Aberta. Nesse caso, os textos devem obedecer aos requisitos previstos nos itens de 1 a 7.
8. Conflito de interesses
A revista Ensaio não se responsabiliza pelos conceitos emitidos, nem pelo conteúdo das ideias em artigos assinados.
Ficam, portanto, os autores responsáveis por reconhecer e revelar os conflitos de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, financeira, acadêmica ou política).
A revista Ensaio reserva-se, ainda, o direito de não publicar artigos de natureza conflitante ou que possam causar qualquer dano à sua imagem ou a outrem e alertará os autores envolvidos.
9. Direito de resposta
A política de direito de resposta encoraja comentários a artigos publicados na revista Ensaio. Comentários e respostas a serem publicados na página da revista Ensaio, no portal, serão sempre moderados.
10. Direitos Autorais
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Fundação Cesgranrio. A revista Ensaio adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:
Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.
Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Acessado em: 3 de março de 2016.
Quando o texto for publicado, o autor receberá cinco exemplares impressos do número no qual consta seu artigo.
Os artigos assinados refletem as opiniões de seus autores e não as da Editoria, do Conselho da revista, ou da Fundação Cesgranrio.
Os trabalhos serão divulgados nas formas impressa e eletrônica.