A influencia do genero nas salas de aulas de ciencias: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano
Resumo
Integrando uma investigação mais vasta sobre a influencia do genero no ensino e na aprendizagem das ciencias, procede-se aqui à analise dos dados obtidos a partir de questionarios aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciencias. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estrategias de ensino desenvolvidas por docentes de ciencias. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferencas entre mocas e mocos, estas diferencas se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferencias manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferencias do grupo de estudantes com as práticas docentes.
Palavras-chave
Referências
BISPO, R.; MAROCO, J. Estatistica aplicada às ciencias sociais e humanas. Lisboa: Climepsi Editores, 2005.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciencia, educacao em ciencia e ensino das ciencias. Lisboa: Instituto de Inovacao Educacional, 2002.
CONNELL, R. W. Gender: Short introduction. 2nd ed. Cambridge: Polity Press, 2009.
EUROPEAN COMMISSION. She Figures 2009: Statistic and Indicators on Gender Equality on Science. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2009.
GONZALEZ Garcia, M.; PEREZ SedeÑo, E. Ciencia, tecnologia y genero. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnologia, Sociedad e Innovacion, n. 2, jan./abr. 2002. Disponivel em: . Acesso em 26 dez. 2011.
GURIAN, M.; BALLEW, A. C. The boys and girls learn differently: Action guide for teachears. San Francisco: Jossey-Bass, 2003.
HARWELL, S. H. In their own voices: Midlle level girl’s perceptions of teaching and learning science. Journal of Science Teacher Education, v. 11, n. 3, p. 221–242, ago. 2000.
HIDI, S.; RENNINGER, K.; KRAPP, A. Interest, a motivational variable that combines affective and cognitive functioning. In: Day, D. Y.; Sternberg, R. (Ed.), Motivation, emotion, and cognition: Integrative perspectives on intellectual functioning and development. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Inc. Publishers, 2004. p. 89–115.
JONES, M. G.; HOWE, A.; RUA, M. J. Gender differences in students’ experiences, interests, and attitudes toward science and scientists. Science Education, v. 84, n. 2, 181–192, 2000. doi: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(200003)84:2<180::AID-SCE3>3.0.CO;2-X
MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questoes antigas e solucoes modernas?. Laboratorio de Psicologia, v. 4, n. 1, 65–90, 2006. doi: https://doi.org/10.14417/lp.763
PORDATA. Base de Dados Portugal Contemporâneo. Disponivel em: . Acesso em: 10 jun. 2017.
PEREZ SEDEÑO, E. Sexos, generos y otras especies: Diferencias sin desigualdades. In: Lara, C. (Ed.), El segundo escalon: desequilibrios de genero en ciencia e tecnologia. Sevilha: Arcibel Editores, 2006. p. 21–42.
SANTOS, M. E. V. M. Desafios pedagogicos para o seculo XXI: suas raizes em forcas de mudanca de natureza cientifica, tecnologica e social. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
SILVA, P.; SAAVEDRA, L. Genero e curriculo. In: Pinto, T. (Coord.), Guiao de educacao, genero e cidadania. 3 ciclo do ensino basico. Lisboa: Comissao para a Cidadania e Igualdade do Genero, 2009. p. 6166.
WINDSCHITL, M. Framing constructivism in practice as the negotiation of dilemmas: An analysis of the conceptual, pedagogical, cultural, and political challenges facing teachers. Review of Educational Research, v. 72, n. 2, 131175, 2002. doi: https://doi.org/10.3102/00346543072002131
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500969
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)