Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica

Keila Mara Cassiano, Fatima Kzam Damaceno de Lacerda, Carlos Eduardo Bielschowsky, Masako Oya Masuda

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.


Palavras-chave


Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100004

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