A relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e as politicas de Educação Inclusiva no Brasil
Resumo
Nos últimos anos, os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiencia ganharam espaco no debate politico internacional e nacional. Nesse contexto, inúmeras pesquisas evidenciam a relação entre as politicas públicas inclusivas e as prescricoes de organismos internacionais. Este artigo discute a relação entre as diretrizes do Sistema das Nacoes Unidas (ONU) e a implementação de politicas de Educação Inclusiva nos Estados-membros, a partir de exemplos do caso brasileiro. Em termos metodologicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritiva-analitica, focando documentos nacionais e internacionais. Nossas analises, entre outros aspectos, evidenciam que as diretrizes da ONU tem sido incorporadas nas politicas públicas nacionais nao de forma automatica, mas mediadas e elaboradas conforme as disputas entre diferentes agentes que atuam na arena politica dos direitos da pessoa com deficiencia. Igualmente, ilustram as contradicoes, os avancos e as perspectivas na garantia de direitos para pessoas com deficiencia no Brasil.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500887
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