O uso do valor numerico dos adverbios de quantidade e frequencia na medicao de padroes de comportamento: das escalas ordinais às escalas de intervalos
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa sobre escalas de avaliação, com o objectivo de melhorar o significado e a precisao de escalas ordinais.
O estudo visou o significado numerico atribuido aos adverbios, que combinam a dimensao qualitativa (significado) e a quantitativa (quantidade). Solicitou-se a uma amostra de sujeitos para indicarem o valor numerico dos adverbios, em referencia a uma escala numerica. Os resultados foram tratados estatisticamente, para avaliar sua validade e fiabilidade.
Combinando a dimensao qualitativa e quantitativa na avaliação, vai-se ao encontro da especificidade biopsicossocial dos sujeitos, como pede o paradigma da complexidade.
Acredita-se que os objetivos do estudo foram alcancados e que ele podera ser útil a outros cientistas que estudam os comportamentos na area das politicas e práticas educativas e suas metodologias de avaliação.Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100005
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