Avaliação de docentes do ensino superior: um estudo de caso

Roberto Guimaraes Boclin

Resumo


O estudo se propoe pesquisar a qualidade do desempenho docente com base na informação dos alunos, em cursos do Instituto de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida-UVA: Administração, Ciencias Contabeis, Comunicação Social, Servico Social, Turismo e Seqüenciais de Gestao Empresarial, Gestao Imobiliaria, Gestao de Marketing Estrategico e de Tecnicas de Propaganda e Marketing. Adota como principio que um número elevado de variaveis incidindo sobre um único criterio, no caso o desempenho docente, pode oferecer um resultado qualitativo apreciavel (STAKE, 1974). A metodologia foi inspirada em pesquisa semelhante realizada por Maria Elba Dantas Pereira e Joao Crisostomo de Morais, da Universidade Federal da Paraiba, no segundo semestre de 2000, com alunos e docentes do curso de Arquitetura.

Palavras-chave


Indicadores; Avaliação; Ensino superior; Avaliação qualitativa; Singularidade; Subjetividade

Referências


ANGOFF, W. H. et al. Educational measurement. New York: John Willey & Sons, 1971.

CRONBACH, L. J. Course improvement trough evaluation. Teachers College Record, New York, n. 64, p. 672-683, 1963.

GARDNER, H. Multiple intelligences: the theory in practice. New York: Basic Books, 1993.

GLASS, G. V.; WORTHEN, B. Evaluation and research: similarities and differences. Curriculum Theory Network, Toronto, v. 3, p. 149-165, Fall 1971.

PENNA FIRME, T. Avaliacao: resposta, responsabilidade, integracao. In: BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria de Educacao Superior. Estudos e confrontos: universidade/ ensino de 1º grau: coletânea de textos sobre os beneficios mútuos de uma integracao. Brasilia, DF, p. 135-64, 1988.

PEREIRA, M. E. M.; MORAIS, J. C. Avaliacao na graduacao: estudo de caso. Joao Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraiba, 2000.

POPHAM, W. J. Como avaliar o ensino. Porto Alegre: Globo, 1976.

PROVUS, M. Discrepancy evaluation. Berkeley, Calif.: McCutchan, 1973.

SCRIVEN, M. S. The methodology of evaluation. In: TYLER, R. W.; GAGNE, R. M.; SCRIVEN, M. S. Perspectives of curriculum evaluation. Chicago: Rand McNally, 1967.

STAKE, R. E. The countenance of educational evaluation. Teachers College Record, New York, n. 68, p. 523-540, 1967.

STUFFLEBEAM, D. L. The relevance of CIIP evaluation model for educational accountability. Journal of Research and Development in Education, Athens, v. 5, n.1, 1971.

TYLER, R. W. Basic principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago, 1949.

______. Constructing achievement tests. Columbus, Ohio: Ohio State University, 1934.

______. General statement on evaluation. Journal of Educational Research, Washington, DC, n. 35, p. 492-501, 1942.

______. Principios basicos de curriculo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974.

VIANNA, H. M. Avaliacao educacional. Sao Paulo: IBRASA, 2000. WORTHEN, B. R.; SANDRES, J. R. (Comp.). Educational evaluation: theory and practice. Worthington, Ohio: C. A. Jones Pub. Co., 1973. (International series in education).




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank