Questoes eticas da pratica de avaliação no contexto politico brasileiro

Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Thereza Penna Firme, Ana Carolina Letichevsky

Resumo


Este trabalho avalia um conflito freqüentemente encontrado por um profissional de avaliação atuando no contexto brasileiro bem como suas respectivas implicacoes para o processo avaliativo. O desafio esta em cumprir os principios eticos que guiam uma verdadeira avaliação e que ainda qualificam as interacoes de todos os atores dentro de um complexo contexto politico no qual: (a) o reconhecimento e a regularização da profissao de avaliador deixam muito a desejar; (b) uma solida associação profissional de avaliadores esta ainda por ser constituida e (c) temos precaria orientação pratica para prestar esclarecimento aos atores no processo avaliativo. O conflito para o avaliador esta na implementação dos principios e padroes que guiam a formação de um avaliador profissional em face da limitada autonomia de decisoes em relação à utilização de resultados e recomendacoes. Ilustramos aqui este conflito descrevendo tres exemplos de casos em avaliação realizados pela Fundação Cesgranrio, enfocando programas nas areas social, educacional e empresarial.

Palavras-chave


Valores eticos; Profissional da avaliação; Verdadeira avaliação

Referências


FETTERMAN, D. M. Foundations of empowerment evaluation. Thousand Oaks, CA: Sage, 2001.

GOLDSTEIN, H. et al. A user's guide to multilevel models project. London: Institute of Education, University of London, 1999.

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The program evaluation standards: how to assess evaluations of educational programs. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1994.

LETICHEVSKY, A. C. La categoria precision en la evaluacion y en la meta evaluacion: aspectos practicos y teoricos. In: CONFERENCIA DE RELAC, 1., 2004, Lima. Trabajo presentado... Lima, Peru: UNESCO, 2004.

MORTIMORE, P. The nature and findings of school effectiveness research in primary sector. In: RIDDELL, S.; BROWN, S. (Ed.). School effectiveness research: its messages for school improvement. London: HMSO, 1991.

PATTON, M. Q. Utilization-focused evaluation. 3rd ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1997.

PENNA FIRME, T.; LETICHEVSKY, A. C. O desenvolvimento da capacidade de avaliacao no seculo XXI: enfrentando o desafio atraves da meta-avaliacao. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 10, n. 36, jul./set. 2002.

PFEFFERMANN, D. et al. Weighting for unequal selection probabilities in multilevel models. Journal of the Royal Statistical, London, n. 1, p. 23-40, 1998. Series B. Statistical methodology.

RASBASH, J. et al. MLwilN Beta version: multilevel models project. London: Institute of Education, University of London, 1999.

RAUDENBUSH, S.; BRYK, A. Hierarchical linear models: applications and data analysis. 2nd ed. Newbury Park, CA: Sage, 2002.

SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: TYLER, R. W.; GAGNE, R. M.; SCRIVEN, M. (Ed.). Perspectives of curriculum evaluation. Chicago, IL: Rand McNally, 1967. p. 39-83.

STUFFLEBEAM, D. L. The CIPP model for evaluation. In: STUFFLEBEAM, D. L.; MADAUS, G. F.; KELLAGHAN, T. (Ed.).Evaluation models. 2nd ed. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2000.

WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. The program evaluation: alternative approaches and practical guidelines. 2nd ed. New York: Longman, 1997.

YANG, N. et al. The use of assessment data for school improvement purposes. Oxford Review of Education, Dorchester-on-Thames, n. 25, p. 469-483, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000100007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank