Politicas públicas para acesso de pessoas com deficiencia ao ensino superior brasileiro: uma analise de indicadores educacionais

Dileia Aparecida Martins, Lúcia Pereira Leite, Cristina Broglia

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar as politicas relativas às matriculas da educação especial no ensino superior brasileiro com base em indicadores educacionais. A pesquisa se caracteriza descritivo-analitica com base documental, cujas fontes de dados foram resumos tecnicos e planilhas do Censo da Educação Superior no periodo de 2000 a 2011 e documentos do Programa Incluir no periodo de 2005 a 2011, quinquenio em que foi implantado. A escolha pela decada em questao se justifica pelas acoes do governo federal previstas no Plano Nacional de Educação direcionadas à ampliação de matriculas no ensino superior brasileiro e pela necessidade de problematizar os resultados dessas acoes. A analise dos dados permite identificar a evolução do número de matriculas de estudantes com deficiencia em cursos de graduação presencial e a distância – sobretudo em instituicoes públicas – apos a criação do Programa Incluir. De modo geral, o quadro de matriculas de pessoas com deficiencia no ensino superior evolui em termos numericos, mas ainda representa uma camada minima da população com deficiencia efetivamente matriculada nessa etapa da escolarização.


Palavras-chave


Ensino superior; Educação Especial; Indicadores educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400008

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