Avaliação da aprendizagem de etica no Ensino Fundamental*

Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Resumo


O objetivo desta pesquisa qualitativa foi avaliar a aprendizagem de etica no Ensino Fundamental. Hipotese: e possivel aprender etica por meio de virtudes no Ensino Fundamental. Nessa pesquisa ficou estabelecido o Metodo Sucupira Lins que tem base na Escuta Sensivel de Barbier, acrescentando-se a ativa participação de pesquisadores que foi estabelecida por Lins. O Metodo Sucupira Lins fornece apoio aos alunos para que entendam o que estao fazendo e possam melhorar seu comportamento etico. A fundamentação teorica foi a filosofia moral de Alasdair MacIntyre que e baseada na filosofia das virtudes de Aristoteles e a teoria do julgamento moral de J. Piaget tambem foi considerada. Justica, Amizade, Honestidade, Perseveranca e Temperanca foram as virtudes escolhidas para essa pesquisa. Foi observado de que modo criancas praticavam estas virtudes durante as atividades escolares. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia de Laurence Bardin. Resultados mostram que as criancas aprenderam estas virtudes. Podemos concluir que a pesquisa respondeu positivamente a hipotese.


* Alexandre Palma; Ana Celi Pimentel Souza; Ana Lidia Felippe Guimaraes; Felipe Guaraciaba Formoso; Humberto Lima; Monique Maiques Rezende e Natalia Borges Aguiar participaram da pesquisa que deu origem a esse artigo.


Palavras-chave


Learning; Ethics; Virtues; Elementary school

Texto completo:

Remoto SciElo

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O metodo nas ciencias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. Sao Paulo: Pioneira, 1998.

ARISTOTELES. Ethique de Nicomaque. Paris: Flammarion, 1997.

BARBIER, R. La recherche-action dans l’instituition educative. Paris: Gauthier-Villars, 1977.

BARBIER, R. La recherche-action. Paris: Anthropos/Ethno-Sociologie-Poche, 1996.

BARBIER, R. L’approche transversal: lecoute sensible ensciences humains. Paris: Anthropos/Ethno-Sociologie-Poche, 1997.

BARDIN, L. L’analyse de contenu. 8. ed. corr. Paris: PUF, 1996. (Collection Le psychologue).

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educacao nacional. Diario Oficial da Uniao. 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministerio da Educacao e Cultura. Secretaria de Educacao Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentacao dos temas transversais, etica. Brasilia (DF), 1997.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A etica na educacao infantil: o ambiente socio-moral na escola Sao Paulo. Sao Paulo: Artmed. 1998.

KIRSCHENBAUM, H. A comprehensive model for values education and moral education. Phi Delta Kappan, Bloomington, v. 73, n. 10, p. 771-80, jun. 1992.

KOHLBERG, L. Essays on moral development. San Francisco: Harper & Row, 1981.

LEMING, J. Wither goes character education? Objectives, pedagogy and research in education programs. Journal of Education, Boston, v. 179, n.2, p.11-34, 1997.

LICKONA, T. Character education. Disponivel em: . Acesso em: 12 de marco de 2015.

LINS, M. J. S. C. Piaget: da epistemologia genetica a uma teoria da aprendizagem. In: ASSIS, M.; ASSIS, O.; RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. (Orgs.). Piaget: teoria e pratica. Campinas: Editora Unicamp, 1996. p. 244-51.

LINS, M. J. S. C. A questao da construcao do valor: um estudo a partir da perspectiva da epistemologia genetica. In: ASSIS, M.; ASSIS, O., (Orgs.). Piaget e a educacao. Aguas de Lindoia: Ed. Unicamp/Proepre, 1997 p. 75-91.

LINS, M. J. S. C. Educacao moral na encruzilhada. Educacao e Contemporaneidade, Salvador, v. 8, n. 12, p. 97-112, jul./dez. 1999.

LINS, M. J. S. C. Questoes de avaliacao das competencias sociais e morais. In: Programa Nova Escola. Avaliacao do Desempenho Escolar. Rio de Janeiro: Fundacao Cesgranrio, 2000.

LINS, M. J. S. C. Formacao do educador e a questao da etica. Educacao e Contemporaneidade, Salvador, v. 12 n. 20, p. 353-362, jul./dez. 2003.

LINS, M. J. S. C. Temas transversais e aprendizagem de etica. Revista Univille, v. 9, n. 2, p. 16-25, dez. 2004.

LINS, M. J. S. C. Educacao moral na perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Access, 2007.

LINS, M. J. S. C. Educacao integral e o desenvolvimento da pessoa humana. In: MALHEIRO, J. Escola com corpo e alma. Curitiba: CRV, 2014.

LINS, M. J. S. C. et al. Avaliacao da aprendizagem de etica na formacao de professores de Ensino Fundamental.Ensaio. Avaliacao e Politicas Públicas em Educacao, v. 15, n. 55, p. 255-76, abr./jun. 2007.

MACINTYRE, A. After virtue: a study in moral theory. 2. Ed. Indiana: University of Notre Dame Press, 1984.

MACINTYRE, A. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. Illinois: Open Court, 1999. (Paul Carus lectures, 20).

MARITAIN, J. La philosophie morale: examen historique et critique des grands systemes. Paris: Gallimard, 1960. (Bibliothèque des idees, 24).

PIAGET, J. Psychologie de l’Intelligence. Paris: Librairie Armand, 1952.

PIAGET, J. Le jugement moral chez l’enfant. Paris: PUF 1973.

PIAGET, J. Etudes sociologiques. Paris, Librairie Droz, 1977.

SILVERSTEIN, S. A arvore generosa. 12. ed. Rio de Janeiro: Naify Cosac, 2008.

ZIRALDO. Menino Maluquinho. Sao Paulo: Melhoramentos, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank