Avaliação da aprendizagem de etica no Ensino Fundamental*

Maria Judith Sucupira da Costa Lins

Resumo


O objetivo desta pesquisa qualitativa foi avaliar a aprendizagem de etica no Ensino Fundamental. Hipotese: e possivel aprender etica por meio de virtudes no Ensino Fundamental. Nessa pesquisa ficou estabelecido o Metodo Sucupira Lins que tem base na Escuta Sensivel de Barbier, acrescentando-se a ativa participação de pesquisadores que foi estabelecida por Lins. O Metodo Sucupira Lins fornece apoio aos alunos para que entendam o que estao fazendo e possam melhorar seu comportamento etico. A fundamentação teorica foi a filosofia moral de Alasdair MacIntyre que e baseada na filosofia das virtudes de Aristoteles e a teoria do julgamento moral de J. Piaget tambem foi considerada. Justica, Amizade, Honestidade, Perseveranca e Temperanca foram as virtudes escolhidas para essa pesquisa. Foi observado de que modo criancas praticavam estas virtudes durante as atividades escolares. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia de Laurence Bardin. Resultados mostram que as criancas aprenderam estas virtudes. Podemos concluir que a pesquisa respondeu positivamente a hipotese.


* Alexandre Palma; Ana Celi Pimentel Souza; Ana Lidia Felippe Guimaraes; Felipe Guaraciaba Formoso; Humberto Lima; Monique Maiques Rezende e Natalia Borges Aguiar participaram da pesquisa que deu origem a esse artigo.


Palavras-chave


Learning; Ethics; Virtues; Elementary school

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