Trajetorias Escolares de Adolescentes em Conflito com a Lei: Subsidios para Repensar Politicas Educacionais

Patricia Leme de Oliveira Borba, Roseli Esquerdo Lopes, Ana Paula Serrata Malfitano

Resumo


Este artigo traz à cena do debate a trajetoria escolar de adolescentes autores de ato infracional. Trabalha-se com a analise dos historicos escolares dos jovens egressos do sistema sociojuridico de uma cidade media paulista, entre 2001 e 2009. Os dados de 2.969 historicos escolares foram analisados descritivamente, com o cruzamento de diferentes variaveis. Os principais resultados encontrados evidenciam que os jovens mais propensos a adentrarem no sistema sociojuridico sao os moradores das periferias urbanas, que frequentam a Escola Pública e que acumulam em sua trajetoria escolar, desde a infância, repetencias, evasoes, distorcao serie/idade e uma rotatividade intra e interescolas. O que ocorre pelas insuficiencias do que proveem Estado e sociedade no Brasil para a sua protecao e formação. O texto apresenta e discute subsidios para a criação e implementação de politicas públicas, em especial as educacionais, para que possam enfrentar as vulnerabilidades que cercam esses jovens. 


Palavras-chave


Adolescencia; Juventude; Escola Pública; Ato Infracional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000400006

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