Politicas públicas e o ensino profissional no Brasil

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, Clarice Monteiro Escott

Resumo


O estudo propoe uma analise sobre o atual cenario dos cursos superiores de tecnologia e as perspectivas de futuro para a educação profissional no Brasil. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de carater exploratorio, com vistas identificar a importância das politicas públicas atuais direcionadas à formação e a qualificação do ensino profissional e dos cursos superiores de tecnologia. Os dados foram coletados a partir das estatisticas dos Censos da Educação Superior, bem como de documentos sobre o tema da educação profissional, a partir das experiencias do “Sistema S e dos Institutos Federais de Educação”. Os resultados do estudo demonstram o aumento da oferta de vagas na educação superior e a perspectiva de uma melhor qualificação do ensino profissional pelas IES, alem de constatar a necessidade da criação de novas propostas de acesso aos estudantes, programas de qualificação para os cursos superiores de tecnologia no Brasil.

Palavras-chave


Cursos superiores de tecnologia; Educação profissional; Politicas públicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000300008

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