Analise de estudos e pesquisas sobre o sentido social do programa Universidade para Todos (PROUNI)

Alipio Marcio Dias Casali, Maria Jose Viana Marinho de Mattos

Resumo


O estudo aborda o sentido social do Programa Universidade para Todos (PROUNI), no contexto das politicas educacionais, no Brasil. Apresenta uma sistematização das producoes academicas e cientificas sobre o Programa (2006-2011) e suas perspectivas. O levantamento feito a partir de registros no Scientific Electronic Library Online – SciELO – e no Portal Dominio Público da CAPES apontou um total de 27 dissertacoes, teses e artigos científicos publicados, em oito estados brasileiros, a maioria no Sudeste e em 2009. Foram analisados quatro subtemas: politica de acesso e formação na Educação Superior; politica de inclusao social; renúncia fiscal; e percepcao e impactos segundo os beneficiarios. Conclui-se que o PROUNI e uma politica pública de ação afirmativa de relevante sentido social e amplo alcance historico e cultural atravessada por conflitos e contradicoes, sendo a renúncia fiscal e a falta de atencao aos beneficiarios os mais polemicos.

Palavras-chave


PROUNI; Educação superior; Acoes afirmativas

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SciElo

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000300007

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