Gestao dos sistemas municipais de educação: planejamento e equilibrio federativo em questao

Eliza Bartolozzi Ferreira

Resumo


Este texto tem por finalidade a analise sobre os desafios do planejamento educacional na gestao do sistema municipal de educação. Especificamente, o objetivo e apreender se a condução do Plano de Acoes Articuladas segue a trilha da hegemonia e centralidade do Estado e/ou se constitui um meio de dar voz à sociedade civil na condução da gestao pública. Por meio de um estudo de caso, observa-se que o cumprimento do PAR e dependente de um equilibrio na execução de acoes centralizadoras e descentralizadoras de modo a favorecer o fortalecimento das competencias dos municipios no planejamento educacional. Ademais, e fundamental que seja cumprido o papel nuclear do Estado, no sentido de colaborar para a superação das dificuldades orcamentarias, gestionarias e pedagogicas que afligem os entes administrativos locais. Talvez assim o planejamento educacional possa contribuir para o desejado equilibrio federativo.


Palavras-chave


Planejamento; PAR; Sistema municipal de educação

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000300001

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