“Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento

Simone Barreto Anadon, Maria Manuela Alves Garcia

Resumo


Analisa o funcionamento de uma secao do site “Educar para crescer”, que divulga os resultados do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Basica), a partir dos Estudos Culturais e da nocao de discurso foucaultiana. Argumenta que o artefato poe em movimento discursos que atuam enquanto regimes de verdade e tecnologias que capturam a subjetividade dos internautas, de modo a responsabiliza-los e autorresponsabiliza-los pela auditoria dos desempenhos escolares. Mesclando aspectos da tradicao pedagogica com discursos de carater gerencial e desenvolvimentista, e recursos imageticos da telenovela brasileira, o artefato compoe uma pedagogia empresarial que convoca todos e cada um para serem os fiscais da qualidade da educação basica, instituindo esta como a mola propulsora do desenvolvimento do pais e de sua insercao no mercado global.


Palavras-chave


Educação basica; Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB); Discurso; Responsabilização e autorresponsabilização

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