Avaliação revela impacto de um programa de formação de professores

Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre

Resumo


O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudancas em contextos escolares e em concepcoes e práticas de professores que participaram do PROFORMACAO - Programa de Formação de Professores em Exercicio. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercicio nas escolas das regioes Norte, Nordeste e Centro Oeste do pais. Na segunda parte sao  apresentados os procedimentos metodologicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluiram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, analises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudancas em concepcoes e práticas pedagogicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto-estima, valorização da cultura local e das experiencias dos alunos e efeitos positivos nas politicas locais e nos contextos escolares.


Palavras-chave


Estudos de caso; Formação de professores; Avaliação externa

Referências


ANDRE, M. Estudo de caso em pesquisa e avaliacao educacional. Brasilia, DF: Liberlivros, 2005.

BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria de Educacao a Distância. PROFORMACAO: Programa de Formacao de Professores em Exercicio. Brasilia, DF, 1999. Disponivel em: . Acesso em: 18 mar. 2008.

MAZZOTTI, A. J. A. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

HAMEL, J. Case study methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1993.

MERRIAN, S. Case study research in education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1988.

STAKE, R. The art of case study. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1995.

PLACCO, V. M. N. S.; ANDRE, M.; GATTI, B. A. PROFORMACAO: relatorio final geral da avaliacao externa do Programa. Brasilia, DF: PUC: FCC: MEC, SEED, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank