Democratização e financiamento da educação profissional: uma provocativa experiencia*

Candido Alberto da Costa Gomes

Resumo


Este trabalho e um estudo de caso sobre uma experiencia de financiamento da educação profissional por empresas numa regiao onde a escassez de trabalhadores qualificados era um grande ponto de estrangulamento. Na primeira pesquisa (1990), a escola tecnica se encontrava consolidada, embora enfrentasse dificuldades financeiras para investir e, simultaneamente, manter baixos custos para os estudantes efetivamente interessados em empregos de nivel tecnico e nao no ingresso em cursos superiores. Na segunda pesquisa (2005), os dados revelaram que a organização havia superado uma grave crise, assim como, em conseqüencia, havia adotado uma gestao mais rigorosa. Neste periodo de 15 anos o setor industrial adotou tecnologias de ainda maior intensidade de capital, resultando em empregar menos pessoas, porem mais qualificadas. Para responder a estas demandas e assegurar maior autonomia financeira, a organização criou uma escola de ensino fundamental e medio e uma de engenharia. Alem da venda de servicos, estas unidades contribuem para financiar a escola tecnica, por meio de uma especie de efeito Robin Hood. 

 

 

(*) Esta e a exploração de aspectos selecionados de pesquisa realizada para o UNEVOC-UNESCO. O autor agradece o apoio da UNESCO-Brasil e da Fundação Educacional de Montes Claros. As opinioes nao representam necessariamente os pontos de vista das instituicoes envolvidas.


Palavras-chave


Educação profissional; Financiamento da educação; Custos educacionais; Democratização da educação

Referências


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