Plano Municipal de Educação e a afirmação de principios para a educação local

Flavia Obino Correa Werle, Jorge Alberto Soares Barcellos

Resumo


O texto discute um elemento de politica pública, o Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Analisa o Plano em suas diferentes partes e a tramitação no Legislativo e no Conselho Municipal de Educação/POA. Considera os atores envolvidos nos diferentes momentos do processo, os discursos afirmados e os negados, ideologias e visoes de mundo. O conteúdo do texto e importante pois, sugere elementos para avaliar o PME como um documento de politica educacional numa perspectiva reflexiva. Indica como sao sustentados/articulados os discursos no PME, a forma ambigua com que os atores registram sua presenca/escrita e responsabilizam-se pelo PME em suas diferentes fases. O Plano Nacional de Educação como um paradigma dilui e abafa uma possivel abordagem cognitivo-interpretativa mais peculiar do mundo que o PME possa representar no âmbito do municipio.


Palavras-chave


Politica educacional; Planejamento; Educação municipal

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