Os planos de carreira premiam os melhores professores?

Gabriela Sousa Rego Pimentel, Janete Palazzo, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta uma discussao a respeito dos criterios para progressao nos planos de carreira docente. Inicialmente, sera discutido o papel do professor na sociedade contemporânea e sua importância. Em seguida, discute-se a importância da formação continua relativa à atividade do professor. Depois, algumas pesquisas nacionais e estrangeiras com foco nas caracteristicas docentes que interferem no rendimento dos discentes sao examinadas. O topico posterior busca identificar a legislação brasileira referente aos planos de carreira do magisterio. Por fim, descrevem-se os criterios e as caracteristicas do plano de carreira docente do municipio de Barreiras, no Estado da Bahia, o qual passa por uma situação disjuntiva entre atender as propostas docentes e o comprometimento de orcamentos futuros. As conclusoes do artigo indicam que os planos de carreira, geralmente, sao fundamentados em aspiracoes, desejos e suposicoes nao embasados na literatura. Sugere-se que os planos de carreira priorizem as caracteristicas do professor que apresentam efeito sobre o desempenho estudantil, uma vez que o professor e a escola estao a servico do aluno.


Palavras-chave


Plano de carreira; Valorização do magisterio; Avaliação de desempenho; Formação de professores

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