O Sistema de “Targeted Vouchers” e seus efeitos

Eduardo de Carvalho Andrade

Resumo


Este trabalho discute os beneficios do sistema de “targeted vouchers” vis-à-vis o atual. Ele analisa a experiencia chilena e enfatiza a importância do desenho apropriado do sistema de vouchers de maneira a alcancar os resultados esperados. A analise tambem sugere que a introdução do sistema de “targeted vouchers” pode enfrentar oposicao devido a duas conseqüencias potenciais de sua implementação: a redução no bem-estar de grupos especificos e o fechamento das universidades públicas menos eficientes.


Palavras-chave


Financiamento educacional; “Vouchers” educacionais; Eficiencia; Capital humano

Referências


ALBRECHT, D.; ZIDERMAN, A. Funding mechanisms for Higher Education. Washington, D.C: World Bank, 1992. (Discussion Papers;153).

ANDRADE, E. Growth, distribution, and school policy. 1998. Doctoral (Dissertation) - University of Chicago, Chicago, IL, 1998.

ANDRADE, E. Higher Education: (Almost) Free Tuition vs. Quotas vs. Targeted Vouchers. Sao Paulo, 2008. Mimeografado.

ANDRADE, E.; MOITA, R.; SILVA, C. Peer effect and competition in Higher Education . Sao Paulo, 2009. Mimeografado.

CAUCUTT, E.; KUMAR, K. Higher Education subsidies and heterogeneity: a dynamic analysis. Journal of Economic Dynamic & Control, n. 27, p. 1459-1502,2003.

CHAPMAN, B. Income contingent loans for Higher Education: international reforms. In: HANUSHEK, E.; WELCH, F. Handbook of the economics of education. North Holland: Elsevier, 2006. v. 2

Chen, Z.; West, E. Selective versus universal vouchers: modeling median voter preferences in education. American Economic Review, v. 90, n. 5, 2000.

CREEDY, J.; FRANCOIS, P. Financing Higher Education and majority voting. Journal of Public Economics, 1990.

CUNHA, F. et al. Interpreting the evidence on life cycle skill formation. Cambridge, MA: NBER, 2006. (Working Paper; 1331).

FERNANDEZ, R.; ROGERSON, R. On the political economy of education subsidies. Review of Economic Studies, v. 62, p. 249–262, 1995.

FRIEDMAN, M. Capitalism and freedom. Chicago, IL: Chicago University Press, 1962.

GALLEGO, F.; HERNANDO, A. On the determinants and implications of school choice: semi-structural simulations for Chile. Santiago, Chile: Instituto de Economia, Pontificia Universidad Catolica de Chile, Fall 2008. (Documento de trabajo; 343).

JOHNSON, G. Subsidies for Higher Education. Journal of Labor Economics, 1984.

LADD, H. School vouchers: a critical view. Journal of Economic Perspectives, v. 16, n. 4, Fall 2002.

MCEWAN, P.; URQUIOLA, M.; VEGAS, E. School choice, stratification, and information on school performance: lessons from Chile. Economia, v. 8, n. 2, 2008.

NEAL, D. How vouchers could change the market for education. Journal of Economic Perspectives, v. 16, n. 4, Fall 2002.

SAPELLI, C. The chilean voucher system: some new results and research challenges. Cuadernos de Economia, Año 40, n. 121, Diciembre. 2003.

STOKEY, N. Free trade, factor returns, and factor accumulation, Journal of Economic Growth, v. 1, n. 4, p. 421-47, Dec. 1996.

VELOSO, F.; FERREIRA, S. A escassez de educacao. In: GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A. (Org.). Economia brasileira contemporânea, 1945-2004. Sao Paulo: Elsevier, 2006.

WINSTON, G.; ZIMMERMAN, D. Peer effects in Higher Education. Cambridge, MA: NBER, 2003. (Working paper; 9501).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank