Formação de professores da educação basica no Brasil e expectativas de docentes que atuam na escola basica

Magali de Castro

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratoria com professores do ensino medio, visando detectar as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia de sua profissao, bem como suas opinioes e expectativas em relação à politica de formação de professores proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram pesquisados 28 professores licenciados ou com a licenciatura em curso, que atuam em escolas de  educação basica de Belo Horizonte. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diretas, gravadas e transcritas, sendo abordadas as dificuldades que encontram em sua atuação docente, as alternativas que apresentam para sana-las e as melhores formas de se implementar o Projeto Politico Pedagogico das escolas. Os professores foram tambem questionados sobre os atuais cursos de formação de docentes e sobre a necessidade de formatação continuada. Os dados foram organizados em tres itens: 1º) Atuação Profissional e formação: as dificuldades e alternativas apresentadas pelos professores e as criticas aos cursos de licenciatura; 2º) Expectativas em relação aos cursos de formação de professores: formação que ultrapasse o conhecimento tecnico, sintese de teoria e pratica e formação alicercada na pesquisa; 3º) A formação continuada e os processos coletivos de trabalho: uma necessidade imperiosa. Os depoimentos evidenciaram que ainda precisa ser feito em relação à formação e profissao docentes e deixaram claro que um caminho para se repensar os cursos de formação e dar voz aos professores, considerando o processo de formação inicial como o inicio de uma caminhada que nao tem fim, seja qual for o nivel de ensino em que va atuar o professor.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Basica; Formação Continuada; Licenciatura; Profissao Docente; Educação Superior

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