Estado do conhecimento em administração da educação: Uma analise dos artigos publicados em periodicos nacionais 1982-2000

Marta Luz Sisson de Castro, Flavia Obino Correa Werle

Resumo


O texto apresenta o Banco de Dados "Produção do conhecimento na area de administração da educação: periodicos nacionais, 1982-2000", seus objetivos e caracteristicas e o analisa na sua integralidade. Compara sua fase inicial 1982-1994 com a fase final 1995-2000 e com o Banco na sua totalidade compreendendo o periodo 1982 a 2000. Neste Banco estao classificados 3573 artigos de cinqüenta e quatro periodicos nacionais classificados com um thesaurus de cinqüenta e nove palavras-chave Inicialmente foram utilizados os titulos dos artigos para o processo de classificação na segunda fase foram incluidos os resumos. As palavras-chave com maior freqüencia no Banco com um todo foram Administração do Ensino Superior, Administração da Educação e Determinantes do Contexto, Politica Educacional, Politicas Públicas, Administração Educacional Escolar, Formação e Desenvolvimento Profissional, Administração e Historia, Poder, Legislação, Avaliação da Educação. Na parte final deste texto refletiu-se acerca das implicacoes teoricas da classificação da produção em palavras chave e sua distribuicao temporal e em periodicos. Foi possivel observar que o processo analitico e classificatorio de artigos, indicou uma abrangencia ampla e uma complexidade inerente à area. Administração da educação e ao mesmo tempo especifica e geral, permite varios tipos de segmentação e em seus processos interativos se aproxima de sistemas adaptativos complexos.

Palavras-chave


Artigos publicados; Periodicos nacionais; Administração da educação; Banco de dados

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400008

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