Teorizacoes dos docentes sobre a avaliação em Artes Plasticas
Resumo
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, A. M. Arte-educacao: leitura no subsolo. Sao Paulo: Cortez, 2001a. [ Links ]
______. A imagem no ensino da arte. Sao Paulo: Perspectiva, 1996. [ Links ]
_______. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. Sao Paulo: Cortez, 2001b. [ Links ]
______. Topicos utopicos. Belo Horizonte, MG: Ed. C/Arte, 2000. [ Links ]
BERTONI, A.; POGGI, M.; TEOBALDO, M. Evaluacion nuevos significados para una practica compleja. Buenos Aires: Kapelusz, 1999. [ Links ]
BRUNER, J. S. Actos de significado: mas alla de la revolucion cognitiva. Traduccion de Juan Carlos Gomez Crespo y Jose Luis Linasa. Madrid: Alianza Editorial, 1991. (Alianza psicologia. Psicologia Minor; 1). [ Links ]
D'ANCONA, M. A. C. Metodologia cuantitativa: estrategias y tecnicas de investigacion social. Madrid: Editorial Sintesis, 1998. [ Links ]
DE LA CRUZ, M. Las concepciones sobre la enseñanza en profesorados de nivel medio: profesores y alumnos. 1999. Dissertacao (Mestrado em Psicologia da Aprendizagem)- Universidad Nacional de Comahue, Argentina, 1999. [ Links ]
DEWEY, J., El arte como experiencia. Mexico, DF: Fondo de Cultura Economica, 1949. [ Links ]
______. A arte como experiencia. Sao Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores). [ Links ]
______. Como pensamos: nueva exposicion de la relacion entre pensamiento reflexivo y proceso educativo. Barcelona: Editorial Paidos, 1998. [ Links ]
DUARTE JUNIOR, J. F. Fundamentos esteticos da educacao. Campinas, SP: Papirus, 1995. [ Links ]
EISNER, E.W. Educar la vision artistica. Buenos Aires: Paidos, 1995. [ Links ]
______. El ojo ilustrado. Buenos Aires: Paidos, 1998. [ Links ]
ELICHIRY, N. E. Evaluacion: Saberes y practicas docentes. In: SANTOS GUERRA, M. A.; BOGGINO, N. A.; AVENDANO, F. La escuela por dentro y el aprendizaje escolar. Rosario, AR: Homo Sapiens, 2000. [ Links ]
______. Evaluacion, fracaso escolar y modelos pedagogicos. In: ______. Aprendizaje de niños y maestros. Buenos Aires: Manantial, 2000. [ Links ]
FELDMAN, D. Ayudar a enseñar. Buenos Aires: Aique, 1999. [ Links ]
______. Teorias personales, repertorios sociales. Revista IICE, Buenos Aires, año 95, n. 6, 1995. [ Links ]
GARDNER, H. Arte, mente y cerebro: una aproximacion cognitiva a la creatividad. Traduccion de Gloria G. M. de Vitale. Barcelona: Paidos, 1993. [ Links ]
GIMENO SACRISTAN, J. Comprender y transformar la enseñanza. Madrid: Morata, 1992. [ Links ]
MONROY, M. Evaluacion de la practica educativa a traves de la reflexion del pensamiento didactico del docente. In: RUEDA BELTRAN, M.; DIAZ BARRIGA, F. Evaluacion de la docencia: perspectivas actuales. Mexico, Paidos, 2000. cap. 12. [ Links ]
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criacao. Petropolis: Editora Vozes, 1983. [ Links ]
______. Sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998. [ Links ]
______. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1991. [ Links ]
PENNA FIRME, T. Avaliacao: tendencias e tendenciosidades. Ensaio: revista da Fundacao Cesgranrio. Rio de Janeiro, v.1, n.2, jan./mar. 1994. [ Links ]
PERRENOUD, P. La construccion del exito y del fracaso escolar. Madrid: Morata, 1996. [ Links ]
______. Avaliacao: entre duas logicas: da excelencia à regulacao das aprendizagens. Traducao Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Medicas, 1999. [ Links ]
POZO, J. Aprender y enseñar. Madrid: Morata, 1998. cap. 4-5. [ Links ]
______. Aprendices y maestros. Madrid: Alianza Editorial, 1999. cap. 1, 2, 3, 4 (Alianza psicologia. Psicologia minor). [ Links ]
______. Teorias cognitivas del aprendizaje. Madrid: Morata, 1989. [ Links ]
RODRIGO, M. J.; RODRIGUEZ PERES, A.; MARRERO, J. Las teorias implicitas: una aproximacion al conocimiento cotidiano. Madrid: Visor, [1993]. (Aprendizaje; v. 93). [ Links ]
TORRES, R. M.; BERTONI, A.; CELMAN, S. La evaluacion. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didactico, 2000. (Novedades educativas). [ Links ]
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400005
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)