Teorizacoes dos docentes sobre a avaliação em Artes Plasticas

Suzana Maria Ortiz dos Santos

Resumo


O proposito deste texto e apresentar em sintese a tese "Teorizacoes dos docentes sobre a avaliação em Artes Plasticas", que busca indagar e compreender o pensamento do professor de Artes Plasticas na avaliação dos alunos da 5a serie do Ensino Fundamental no Brasil. Este estudo enquadra-se em um enfoque qualitativo nao experimental de tipo exploratorio. Atraves das entrevistas com os professores, a declaração do docente considerada "uma ação mediada pela palavra", buscou-se as teorias implicitas a fim de tornarem-se explicitos os marcos de referencia do professor de Artes Plasticas e compreender como ele percebe, pensa, teoriza e compreende sobre a avaliação nas Artes Plasticas. O interesse do investigador foi desafiar um campo pouco revisto, que e o campo da Psicologia, da Arte e da Didatica, buscando um ponto onde se encontram o psicologico, o didatico e o artistico. As escolas públicas municipais do Rio de Janeiro foram o lugar de trabalho. Das declaracoes obtidas nesta investigação, chega-se a determinados resultados: os dados trazem evidencias de que na escola a atividade de avaliar nas Artes Plasticas consiste na atribuicao de um juizo de valor a uma realidade observada; no processo de avaliação nas Artes Plasticas busca-se uma ação reflexiva, "o avaliar" dentro da proposta da avaliação diagnostica e formativa; o conhecimento do professor pode ser considerado um conhecimento leigo e tambem como teorias pedagogicas pessoais (teorias implicitas), estas nem sempre percebidas pelos professores, porem fazem parte de um papel importante na organização do conhecimento do professor.

Palavras-chave


pensamento do professor; Avaliação em Artes; Teorias implicitas; Compreender; Juizo de valor; Acao reflexiva; Conhecimento leigo; Psicologia; Arte; Didatica

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400005

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