Fluencia tecnologica, comportamento e complexidades: um laboratorio de informatica, o tempo, as pessoas e outras coisas

Gerson Pastre de Oliveira

Resumo


Este artigo relata uma experiencia de campo que utilizou a observação participativa com intuito de evidenciar alguns comportamentos relacionados ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) por parte de estudantes de pos-graduação. Realizado em um laboratorio de informatica utilizado por mestrandos e doutorandos em educação, o estudo procurou verificar questoes relacionadas à fluencia no uso das NTIC e algumas trajetorias pessoais de aprendizagem tecnologica entre usuarios de alto nivel de escolaridade. Em meio a tais interesses, surgiram, no estudo, outras questoes: o comportamento dos estudantes na relação com os pares, a relação tempo/novas tecnologias, os recursos nao-formais de aprendizagem de uso das tecnologias digitais. A analise dos dados obtidos, longe de obter respostas definitivas e prescricoes, abre outros questionamentos cuja investigação e fundamental para a compreensao das novas formas de aprender na sociedade contemporânea, bem como inquietacoes relacionadas ao tempo e à alteridade.

Palavras-chave


Observação participativa; Fluencia tecnologica; Novas tecnologias de informação e comunicação; Tempo; Alteridade; Aprendizagem

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educacao a distância: abordagens e contribuicoes dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: REUNIAO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Pocos de Caldas. Trabalhos apresentados... Pocos de Caldas, MG: ANPED, 2003. Disponivel em: . Acesso em: dez. 2003. [ Links ]

BAUDRILLARD, J. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997. [ Links ]

BAUMAN, Z. Globalizacao: as conseqüencias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. [ Links ]

_______. O mal-estar da pos-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. [ Links ]

BUENO, B. O. Pesquisa em colaboracao na formacao continua de professores. In: BUENO, B. O.; CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. (Org). A vida e o oficio dos professores: formacao continua, autobiografia e pesquisa em colaboracao. Sao Paulo: Escrituras, 1998. [ Links ]

FUNDACAO GETULIO VARGAS. Mapa da exclusao digital. Rio de Janeiro: FGV, CPS, IBRE, 2003. Disponivel em:

SUMARIO.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2005.

DELEUZE, G. Conversacoes. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. [ Links ]

DEMO, P. Questoes para a teleducacao. Petropolis: Vozes, 1998. [ Links ]

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relacoes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. [ Links ]

ENZENSBERGER, H. M. O vagao humano. In: VEJA 25 anos: reflexoes para o futuro. Sao Paulo: Abril, 1993. p. 91-107. [ Links ]

ERICKSON, F. Metodos cualitativos de investigacion sobre la enseñanza. In: WITTROCK, M.C. (Org.). La investigacion de la enseñanza: metodos cualitativos y de observacion. Barcelona: Ediciones Paidos, 1989. v.2. [ Links ]

ESCOSSIA, F. So 5,8 milhoes de pessoas tem curso superior no Brasil. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 3 dez. 2003. Caderno Cotidiano. [ Links ]

FONSECA, C. Quando cada caso nao e um caso: pesquisa etnografica e educacao. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, n. 10, p. 58-78, jan./fev./mar./abr. 1999. [ Links ]

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: historia da violencia nas prisoes. 7. ed. Petropolis: Vozes, 1989. [ Links ]

GEERTZ, C. A interpretacao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. [ Links ]

FREITAS, H. M. R. Novas tecnologias da informacao aplicadas à gestao das organizacoes. Porto Alegre, 2003. Disponivel em: . Acesso em: dez. 2003. [ Links ]

KENSKI, V. M. Comunidades de aprendizagem: em direcao a uma nova sociabilidade na educacao. Acesso: revista de educacao e informatica, Sao Paulo, n.15, dez. 2001. [ Links ]

______. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003. [ Links ]

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro : Editora 34, 1999. [ Links ]

______. Educação contra a exclusao digital. JB Online, Rio de Janeiro, 2002. Disponivel em:

/jorinf20020825011.html>Acesso em: dez. 2003.

LEVY, P. O que e o virtual. Rio de Janeiro : Editora 34, 1996. [ Links ]

_______. As tecnologias da inteligencia: o futuro do pensamento na era da informatica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. [ Links ]

LOING, B. Escola e tecnologias: reflexao para uma abordagem racionalizada. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 142, p. 40-43, 1998. [ Links ]

MORIN, E. Os sete saberes necessarios à educacao do futuro. Sao Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]

OLIVEIRA, G. P. Educação a distância mediada por tecnologias de informacao/comunicacao: uma proposta para a pesquisa em ambientes virtuais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTÂNCIA, 10., 2003, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: PUC-RS, 2003a. Disponivel em: . Acesso em: dez. 2003. [ Links ]

_______. Sistemas computacionais e avaliacao formativa: uma experiencia em contextos semipresenciais e a distância. Argumento, Sao Paulo, ano 5, n.10, p. 131-152, 2003b. [ Links ]

PERRENOUD, P. Avaliacao: da excelencia à regulacao das aprendizagens: entre duas logicas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1999. [ Links ]

PRETTO, N. L. Desafios para a educacao na era da informacao: o presencial, a distância, as mesmas politicas e o de sempre. In: BARRETO, R. G. (Org). Tecnologias educacionais e educacao a distância: avaliando politicas e praticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. [ Links ]

SENNETT, R. A corrosao do carater: as conseqüencias pessoais do trabalho no novo capitalismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. [ Links ]

VIRILIO, P. O espaco critico. Sao Paulo: Editora 34, 1993. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank