Projeto Eureka: a implantação da informatica educativa na rede municipal de Campinas no periodo de 1989-1997

Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez

Resumo


O problema de pesquisa deste estudo foi avaliar o processo de implantação de um projeto que pretendia introduzir o computador, na escola, como ferramenta pedagogica, portanto diretamente ligada à formação e ao trabalho do professor em sala de aula. O projeto propôs uma formação de professores constituida por dois modulos: um intensivo e um extensivo, esta formação foi objeto central da avaliação realizada quanto à implantação do projeto. No que se refere à metodologia optamos por uma analise documental, dos planos de trabalho e atas de reuniao de professores. Realizamos uma analise de conteúdo nas atas de reuniao, definindo-se as categorias encontradas: troca de experiencias, infra-estrutura, burocracia, cotidiano do professor, discussoes pedagogicas e processo de formação .

Palavras-chave


Informatica educativa; Projetos educacionais; Formação de professores

Referências


DEMO, P. Desafios modernos da educacao. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. [ Links ]

GOLDBERG, M. A. A.; SOUZA, C. P. (Org.). Avaliacao de programas educacionais: vicissitudes, controversias e desafios. Sao Paulo: EPU, 1982. [ Links ]

KRAMER, S. Melhoria da qualidade do ensino: o desafio da formacao de professores em servico. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos, Brasilia, DF, maio/ago. 1989. [ Links ]

KRIPPENDORFF, K. Content analysis. Beverly Hills: Sage, 1980. [ Links ]

LÜDKE, M.; ANDRE, M. E. D. Pesquisa em educacao: abordagens qualitativas. Sao Paulo: EPU, 1986. (Temas Basicos de Educação e Ensino). [ Links ]

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introducao. Sao Paulo: Educ, 1996. [ Links ]

NOVOA, A. Formacao de professores e profissao docente. In: NOVOA, A. (Org.).Os professores e a sua formacao. Lisboa, PT: D. Quixote, 1992. p. 15-33. [ Links ]

OLIVEIRA, T. R.Padroes para avaliacao, projetos e materiais educacionais: reorganizacao, validacao e estabelecimento de niveis de importância para a realidade brasileira. 1983. Dissertacao (Mestrado)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1983. [ Links ]

PAPERT, S. A maquina das criancas: repensando a escola na era da informatica. Traducao Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Medicas, 1994. [ Links ]

POPHAM, W. J. Avaliacao educacional. Traducao Vânia Maria Moreira Rasche, Vera Maria Moreira Kude e Maria das Gracas Feldens. Porto Alegre: Globo, 1983. [ Links ]

RIPPER, A. O preparo do professor para novas tecnologias. In: OLIVEIRA, V. B. (Org.). Informatica em psicopedagogia. Sao Paulo: Senac, 1996. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank