O estabelecimento de politicas educacionais atraves da consulta às bases: revisitando a proposta do Primeiro Congresso Mineiro de Educação

Magali de Castro

Resumo


O estabelecimento de politicas educacionais, em muitos momentos, apoia-se no processo de consulta às bases que, alem de trazer subsidios para o planejamento, confere certo grau de legitimidade às decisoes tomadas pelos dirigentes educacionais. Entretanto, a tomada de decisoes a partir da consulta às bases, geralmente planejada e subsidiada pelos Orgaos de poder, nao reflete, na maioria das vezes, o pensamento e a palavra das bases teoricamente consultadas. Tal afirmativa encontra sustentação em Charles Suaud, sociologo frances cujos estudos revelam que uma "base" tem apenas uma autonomia muito relativa em relação ao trabalho institucionalizado de enquadramento e de mobilização que a constitui como tal. Tendo como foco o estudo de Suaud, e feita uma analise do I Congresso Mineiro de Educação - primeira tentativa oficial de democratização das relacoes de poder na escola pública de Minas Gerais. Conclui-se que, pretendendo ser uma forma democratica de planejar a educação, o Congresso acabou caindo no lugar-comum dos processos de consulta às bases, patrocinados pelos grupos de poder: os responsaveis pelo estabelecimento das politicas, que promovem e patrocinam os processos de consulta, determinam quando, como e onde as bases serao ouvidas e ate que ponto sua palavra sera incorporada nos documentos, nos discursos e nas iniciativas oficiais.

Palavras-chave


Relacoes de poder; Administração escolar; Politica educacional; Planejamento educacional; Processo decisorio

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