Analise da metodologia de ensino de ciencias nas escolas da rede municipal de Recife

Kenio Erithon Cavalcante Lima, Simao Dias Vasconcelos

Resumo


O professor de Ciencias enfrenta uma serie de desafios para superar limitacoes metodologicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciencias da rede pública municipal do Recife. Atraves de entrevista com 42 professores de 31 escolas, observamos que eles usam o livro didatico como o recurso mais freqüente, diversificam suas estrategias de avaliação, e buscam, na medida do possivel, desenvolver atividades extra-classe. Consideram como os assuntos mais dificeis de abordar os temas ligados à Fisica e Quimica, e como os assuntos que mais despertam a atencao de seus alunos os temas de Sexualidade e Meio Ambiente. Os professores citam o custo alto dos livros e revistas cientificas e a falta de tempo como principais empecilhos para sua atualização pedagogica, e mantem fraca interação com universidades locais. Destaca-se a importância de uma educação continuada como mecanismo de atualização conceitual e metodologica.

Palavras-chave


Educação continuada; Escola pública; Perfil do educador; Avaliação; Recursos didaticos

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