As dimensoes da auto-avaliação institucional: tecendo redes de redes

Lina Cardoso Nunes

Resumo


Este artigo tem o proposito de apresentar algumas reflexoes sobre a rede de relacoes que se configuram nas dez dimensoes abordadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, no âmbito do cenario contemporâneo. Cada uma dessas dimensoes relaciona-se com as demais, estabelecendo redes entre pessoas, ideias, acontecimentos e práticas veiculadas no interior da universidade. Sao redes de redes. Constituem-se em uma trama complexa que exige da comunidade o conhecimento da identidade da cultura universitaria, com o compromisso de garantir eticamente a fidedignidade dos relatos dos atores sociais participantes da avaliação. Tendo em vista a avaliação de uma instituicao de grande porte, avolumam-se as dificuldades para a realização coerente e consistente do processo avaliativo, em todas as dimensoes, considerando-se os aspectos administrativos e academicos envolvidos na analise dos processos avaliativos. Essa e tarefa a ser desempenhada pelos grupos institucionais administrativos e academicos, apoiados pela Comissao Propria de Avaliação (CPA) e pela Coordenação Operacional Pedagogica (COP).

Palavras-chave


Redes de relacoes; Auto-avaliação institucional; Universidade

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