Do Provao ao ENADE: uma analise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro

Robert Evan Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas, Jose Francisco Soares

Resumo


Nesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provao, a partir de criticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereca-las. Ao faze-lo, identificam diferencas e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos tem integridade tecnica e apresentam contribuicoes para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pre-testagem dos instrumentos. Em sintese, as analises apontam para uma grande similaridade dos processos tecnicos das duas abordagens, enquanto que as diferencas se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propoe a apresentar um indicador de diferenca de desempenho e, especialmente, perde o carater high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame nao conseguiu, ate o momento, resolver varios dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirao um avanco real para a utilização dos seus resultados.

Palavras-chave


Avaliação do ensino superior; Provao; ENADE; SINAES

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