Estudantes universitarios diante da questao de genero: estudo propedeutico para a intervencao pedagogica

Carmen Jimenez Fernandez, Maria Angeles Murga Menoyo, Beatriz Alvarez Gonzalez, Juan Antonio Gil, Jose Antonio Tellez

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que foi realizada com a finalidade de detectar - como uma etapa previa à intervencao educativa – como os estudantes universitarios de alto rendimento percebem os estereotipos de genero em tres diferentes cenarios da sua vida cotidiana: o ambiente familiar, o ambiente academico e o contexto social no qual desenvolve seu tempo comunitario. 
Os dados do estudo foram obtidos atraves de grupos de discussao, um procedimento metodologico de eficácia comprovada na pesquisa social das atitudes. 
Os resultados manifestam que nos contextos cotidianos que freqüentam os sujeitos da pesquisa a igualdade de genero acontece passo a passo, nao e uma questao que levante controversias. Entretanto, esses universitarios tambem reconhecem que ainda percebem na sociedade a existencia de redutos de discriminação negativa em relação à mulher, aparentemente inexpugnaveis, tanto nas classes pouco dotadas culturalmente como nos niveis mais abastados da sociedade. 
De tudo isso concluimos que, apesar dos inegaveis avancos das últimas decadas, persiste a necessidade de implementar acoes formativas em prol da igualdade real de mulheres e homens, dirigidas nao somente à população universitaria como tambem a todos os cidadãos qualquer que seja o cenario ou circunstância do seu periplo vital.

Palavras-chave


Estereotipos de genero; Valores; Alto rendimento; Educação

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