Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares"
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F.; FRANCO, C. Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, 2002. [ Links ]
ANDRADE, M.; FRANCO, C.; CARVALHO, J. B. P. Genero e desempenho em matematica ao final do ensino medio: quais as relacoes?. In: Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, n. 27, jan./jun. 2003. [ Links ]
BONAMINO, A.; FRANCO, C.; ALVES, F. The color of educational inequalities. In: GLOBAL CONFERENCE ON EDUCATION RESEARCH FOR DEVELOPING COUNTRIES, 2005, Prague. Proceedings of the ... [S.l.: s.n.], 2005. No prelo. [ Links ]
BRYK, A.; RAUDENBUSH, S. Hierarchical linear models. Newbury Park: Sage, 1992. [ Links ]
ESPOSITO, Y.L.; DAVIS, C.; NUNES, M. M. R. Sistema de Avaliacao do Rendimento Escolar: o modelo adotado pelo estado de Sao Paulo. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, n. 13, p.25-53, jan./abr. 2000. [ Links ]
CHOMSKY, N. The Chomsky reader. New York: Penguim, 1986. [ Links ]
FRANCO, C. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25. p. 30-38, jan./abr. 2004. [ Links ]
FRANCO, C. et al. O referencial teorico na construcao dos questionarios contextuais do SAEB 2001. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, n. 28, p. 39-71, 2003. [ Links ]
FRANCO, C.; MANDARINO, M.; ORTIGAO, M. I. Projeto pedagogico de escola promove eficacia e eqüidade em educacao?. Revista Undime-RJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 30-46, 2001. [ Links ]
FRANCO, C.; ORTIGAO, M. I.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; ALVES, F.; SATYRO, N. Eficacia escolar en Brasil: investigando practicas y politicas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In: SANTIAGO CUETO (Org.). Educacion y brechas de equidad en America Latina. Santiago: Preal, 2006. [ Links ]
FRANCO, C.; SZTAJN, P.; ORTIGAO, M. I. Mathematics teachers, reform, and equity: results from the Brazilian National Assessment. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, Virginia, n. 38, 2007. In press. [ Links ]
GOLDBERG, M. et al. Seletividade socio-econômica no ensino de 1º grau. Rio de Janeiro: Achiame: Anped, 1981. [ Links ]
INEP. Qualidade da educacao: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4a serie do ensino fundamental . Brasilia, DF, 2003. [ Links ]
INEP. SAEB 2001: novas perspectivas. Brasilia, DF, 2001. [ Links ]
LEE, V. E.; BRYK, A. S.; SMITH, J. The organizations of effective secondary schools. Review of Research in Education, Washington, DC, p. 171-267, 1993. [ Links ]
LEE, V. E.; FRANCO, C.; ALBERNAZ, A. Quality and equality in brazilian secondary schools: a multilevel cross-national school effects study. International Review of Contemporary Sociology, 2007. In press. [ Links ]
MAYER, D. P.; MULLENS, J. E.; MOORE, M. T. Monitoring school quality: an indicators report, NCES 2001-030. Washington, DC: U.S. Department of Education, 2000. [ Links ]
MELLO, G. N. Fatores intraescolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. Educação e Sociedade, Sao Paulo, ano l, n. 2, p. 70-78, 1979. [ Links ]
MELLO, G. N. Fatores intraescolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. In: GOLDBERG, M. et al. Seletividade socioeconômica no ensino de 1º grau. Rio de Janeiro: Anped: Achiame, 1981. [ Links ]
MENEZES-FILHO, N.; PAZELLO, E. Does money in schools matter?: evaluating the effects of a funding reform on wages and test scores in Brazil. Rio de Janeiro: PREAL, 2004. Disponivel em: . Acesso em: abr. 2007. [ Links ]
MORTIMORE, P. The nature and findings of school effectiveness research in primary sector. In: RIDDELL, S.; PECK, E. (Org.). School effectiveness research: its message for school improvement. Londres: HMSO, 1991. [ Links ]
OECD. Literacy skills for the world of tomorrow: further results from PISA 2000. Paris, 2004. [ Links ]
OECD. Pisa 2000: first results. Paris, 2001. [ Links ]
RAUDENBUSH, S. W.; BRYK, A. S. Hierarchical linear models: applications and data analysis methods. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002. [ Links ]
SAMMONS, P.; HILLMAN, J.; MORTIMORE, P. Key characteristics of effective schools: a review of school effectiveness research. London: Office for Standards in Education [OFSTED], 1995. [ Links ]
SCHWARTZMAN, S. Brazil: the social agenda. Daedalus: journal of the American Academic of Arts and Sciences, v. 129, n. 2, p. 29-56, 2000. [ Links ]
SOARES, J. F. Qualidade e eqüidade na educacao basica brasileira: a evidencia do SAEB-2001. Archivos Analiticos de Politicas Educativas, v.12, n. 38, 2004. Disponivel em: . Acesso em: abr. 2007. [ Links ]
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Desigualdades raciais no Sistema Brasileiro de Educação Basica. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, v. 29, p. 147-165, 2003. [ Links ]
SOARES, T. M. Influencia do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiencia alcancada pelos alunos avaliados no Simave 2002. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, v. 28, p. 103-123, 2003. [ Links ]
______. Modelo de 3 niveis hierarquicos para a proficiencia dos alunos de 4a serie avaliados no teste de lingua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, v. 29, p. 73-87, 2005. [ Links ]
UNESCO. Laboratorio Latinoamericano de Evaluacion de Calidad de la Educacion. Primer Estudio Internacional Comparativo sobre lenguaje, matematica y factores asociados para alumnos del tercer y cuarto grado de la educacion basica: 2º informe. Santiago, Chile, 2000. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)