Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares"

Creso Franco, Isabel Ortigao, Ângela Albernaz, Alicia Bonamino, Glauco Aguiar, Fatima Alves, Natalia Satyro

Resumo


O artigo investiga quais caracteristicas escolares estao associadas ao aumento do desempenho medio das escolas medido por meio dos testes de Matematica, da 4a serie do Ensino Fundamental, pelo SAEB 2001. Investiga, especificamente, caracteristicas escolares promotoras de eficácia escolar e de eqüidade intra-escolar, e identifica e avalia o efeito sobre a eqüidade de caracteristicas escolares associadas, simultaneamente, à eficácia escolar e ao aumento das desigualdades dentro das unidades escolares.

Palavras-chave


Fatores intra-escolares; Eficacia escolar; Eqüidade intra-escolar; Educação fundamental

Referências


ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F.; FRANCO, C. Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, 2002. [ Links ]

ANDRADE, M.; FRANCO, C.; CARVALHO, J. B. P. Genero e desempenho em matematica ao final do ensino medio: quais as relacoes?. In: Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, n. 27, jan./jun. 2003. [ Links ]

BONAMINO, A.; FRANCO, C.; ALVES, F. The color of educational inequalities. In: GLOBAL CONFERENCE ON EDUCATION RESEARCH FOR DEVELOPING COUNTRIES, 2005, Prague. Proceedings of the ... [S.l.: s.n.], 2005. No prelo. [ Links ]

BRYK, A.; RAUDENBUSH, S. Hierarchical linear models. Newbury Park: Sage, 1992. [ Links ]

ESPOSITO, Y.L.; DAVIS, C.; NUNES, M. M. R. Sistema de Avaliacao do Rendimento Escolar: o modelo adotado pelo estado de Sao Paulo. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, n. 13, p.25-53, jan./abr. 2000. [ Links ]

CHOMSKY, N. The Chomsky reader. New York: Penguim, 1986. [ Links ]

FRANCO, C. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 25. p. 30-38, jan./abr. 2004. [ Links ]

FRANCO, C. et al. O referencial teorico na construcao dos questionarios contextuais do SAEB 2001. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, n. 28, p. 39-71, 2003. [ Links ]

FRANCO, C.; MANDARINO, M.; ORTIGAO, M. I. Projeto pedagogico de escola promove eficacia e eqüidade em educacao?. Revista Undime-RJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 30-46, 2001. [ Links ]

FRANCO, C.; ORTIGAO, M. I.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; ALVES, F.; SATYRO, N. Eficacia escolar en Brasil: investigando practicas y politicas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In: SANTIAGO CUETO (Org.). Educacion y brechas de equidad en America Latina. Santiago: Preal, 2006. [ Links ]

FRANCO, C.; SZTAJN, P.; ORTIGAO, M. I. Mathematics teachers, reform, and equity: results from the Brazilian National Assessment. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, Virginia, n. 38, 2007. In press. [ Links ]

GOLDBERG, M. et al. Seletividade socio-econômica no ensino de 1º grau. Rio de Janeiro: Achiame: Anped, 1981. [ Links ]

INEP. Qualidade da educacao: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4a serie do ensino fundamental . Brasilia, DF, 2003. [ Links ]

INEP. SAEB 2001: novas perspectivas. Brasilia, DF, 2001. [ Links ]

LEE, V. E.; BRYK, A. S.; SMITH, J. The organizations of effective secondary schools. Review of Research in Education, Washington, DC, p. 171-267, 1993. [ Links ]

LEE, V. E.; FRANCO, C.; ALBERNAZ, A. Quality and equality in brazilian secondary schools: a multilevel cross-national school effects study. International Review of Contemporary Sociology, 2007. In press. [ Links ]

MAYER, D. P.; MULLENS, J. E.; MOORE, M. T. Monitoring school quality: an indicators report, NCES 2001-030. Washington, DC: U.S. Department of Education, 2000. [ Links ]

MELLO, G. N. Fatores intraescolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. Educação e Sociedade, Sao Paulo, ano l, n. 2, p. 70-78, 1979. [ Links ]

MELLO, G. N. Fatores intraescolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. In: GOLDBERG, M. et al. Seletividade socioeconômica no ensino de 1º grau. Rio de Janeiro: Anped: Achiame, 1981. [ Links ]

MENEZES-FILHO, N.; PAZELLO, E. Does money in schools matter?: evaluating the effects of a funding reform on wages and test scores in Brazil. Rio de Janeiro: PREAL, 2004. Disponivel em: . Acesso em: abr. 2007. [ Links ]

MORTIMORE, P. The nature and findings of school effectiveness research in primary sector. In: RIDDELL, S.; PECK, E. (Org.). School effectiveness research: its message for school improvement. Londres: HMSO, 1991. [ Links ]

OECD. Literacy skills for the world of tomorrow: further results from PISA 2000. Paris, 2004. [ Links ]

OECD. Pisa 2000: first results. Paris, 2001. [ Links ]

RAUDENBUSH, S. W.; BRYK, A. S. Hierarchical linear models: applications and data analysis methods. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002. [ Links ]

SAMMONS, P.; HILLMAN, J.; MORTIMORE, P. Key characteristics of effective schools: a review of school effectiveness research. London: Office for Standards in Education [OFSTED], 1995. [ Links ]

SCHWARTZMAN, S. Brazil: the social agenda. Daedalus: journal of the American Academic of Arts and Sciences, v. 129, n. 2, p. 29-56, 2000. [ Links ]

SOARES, J. F. Qualidade e eqüidade na educacao basica brasileira: a evidencia do SAEB-2001. Archivos Analiticos de Politicas Educativas, v.12, n. 38, 2004. Disponivel em: . Acesso em: abr. 2007. [ Links ]

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Desigualdades raciais no Sistema Brasileiro de Educação Basica. Educação e Pesquisa, Sao Paulo, v. 29, p. 147-165, 2003. [ Links ]

SOARES, T. M. Influencia do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiencia alcancada pelos alunos avaliados no Simave 2002. Estudos em Avaliacao Educacional, Sao Paulo, v. 28, p. 103-123, 2003. [ Links ]

______. Modelo de 3 niveis hierarquicos para a proficiencia dos alunos de 4a serie avaliados no teste de lingua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação. Revista Brasileira de Educação, Sao Paulo, v. 29, p. 73-87, 2005. [ Links ]

UNESCO. Laboratorio Latinoamericano de Evaluacion de Calidad de la Educacion. Primer Estudio Internacional Comparativo sobre lenguaje, matematica y factores asociados para alumnos del tercer y cuarto grado de la educacion basica: 2º informe. Santiago, Chile, 2000. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank