TurmaMais: uma experiencia organizacional direccionada à promocao do sucesso escolar

Jose Lopes Cortes Verdasca

Resumo


Neste artigo relata-se a experiencia pedagogica 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Em termos de contextualização e enquadramento teorico-conceptual sustenta-se um modelo centrado nos factores organizacionais 'dimensao' e 'estrutura composicional' da turma como referentes significativos do desempenho escolar. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos indices de repetencia e abandono escolares e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos niveis escolares de coortes de alunos de 3º ciclo, tendendo assim a comprovar-se a eficácia do projecto. A exploração e desenvolvimento de criterios e procedimentos para a mensuração dos resultados permite, por outro lado, lancar e aprofundar o debate sobre a adequabilidade e validação de instrumentos metodologicos de analise do desempenho escolar.

Palavras-chave


Turmamais; Dimensao da turma; Estrutura composicional da turma; Sucesso escolar

Referências


ESRSIE; DREALE. Relatorio de acompanhamento e avaliacao do projecto 'TurmaMais'. Estremoz, 2004. Policopiado.

______. Relatorios de acompanhamento e avaliacao do projecto 'TurmaMais'. Estremoz, 2005. Policopiado.

______. Relatorios de acompanhamento e avaliacao do projecto 'TurmaMais'. Estremoz, 2006. Policopiado.

VERDASCA, J. L. C. Desempenho escolar, dinâmicas de evolucao e elementos configuracionais estruturantes: os casos do 2º e 3º ciclos do basico nos municipios de Evora e de Portel. 2002. Tese (Doutorado)-Universidade de Evora, Evora, 2002.

VERDASCA, J. L. C.; CRUZ, T. O projecto 'TurmaMais': dialogando em torno de uma experiencia de combate ao insucesso e abandono escolares. Revista Portuguesa de Investigacao Educacional: revista da Universidade Catolica Portuguesa, Lisboa, n. 4, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank