O sistema de avaliação externa dos padroes de qualidade da educação superior no Brasil: consideracoes sobre os indicadores
Resumo
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministerio da Educação. Comissao Nacional de Avaliacao da Educação Superior. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Avaliacao externa de instituicoes de educacao superior: diretrizes e Instrumento. Brasilia, DF, 2005. [ Links ]
______. Ministerio da Educação. Comissao Nacional de Avaliacao da Educação Superior. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Roteiro de auto-avaliacao institucional: orientacoes gerais. Brasilia, DF, 2004. [ Links ]
______. Ministerio da Educação. Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Superior (SINAES): bases para uma nova proposta de avaliacao da educacao superior. Brasilia, DF, 2003. [ Links ]
CAMPOS, A. M. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o portugues?. Revista de Administracao Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 30-50, fev./abr. 1990. [ Links ]
HARGREAVES, J.; CHRISTOU, A. An institutional perspective on QAA subject benchmarking. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 10, n. 3, p. 187-191, 2002. [ Links ]
HARVEY, L. A history and critique of quality evaluation in the UK. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 13, n. 4, p. 263-276, 2005. [ Links ]
HARVEY, L.; NEWTON, J. Transforming quality evaluation. Quality in Higher Education, London, v. 10, n. 2, p. 149-165, jul. 2004. [ Links ]
JAGADEESH, R. Assuring quality in management education: the Indian context. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 8, n. 3, p. 110-119, 2000. [ Links ]
LEMAITRE, M. J. Development of external quality assurance schemes: an answer to the challenges of higher education evolution. Quality in Higher Education, London, v. 10, n. 2, 2004, p. 89-99, jul. 2004. [ Links ]
MACEDO, A. R. et al. Educação superior no seculo XXI e a reforma universitaria brasileira. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, p. 127-148, abr./jun. 2005. [ Links ]
NGWARE, M. W.; NDIRANGU, M. An improvement in instructional quality: can evaluation of teaching effectiveness make a difference?. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 13, n. 3, p. 183-201, 2005. [ Links ]
PROITZ, T. S.; BJORN, S.; HARVEY, L. Acreditation, standards and diversity: an analysis of EQUIS accreditation reports. Assessment e Evaluation in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 735-750, dez. 2004. [ Links ]
RODGERS T.; GHOSH, D. Measuring the determinants of quality in UK higher education: a multinomial logit approach. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 9, n. 3, p. 121-126, 2001. [ Links ]
SEGENREICH, S. C. D. O PDI como referente para avaliacao de instituicoes de educacao superior: licoes de uma experiencia. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, p. 149-168, abr./jun. 2005. [ Links ]
SERPA, C. A.; PENNA FIRME, T.; LETICHEVSKY, A. C. Ethical issues of evaluation practice within the brazilian political context. Ensaio: avaliacao e politicas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 46, p.105-114, jan./mar. 2005. [ Links ]
STELLA, A. External quality assurance in Indian higher education: developments of a decade. Quality in Higher Education, London, v. 10. n. 2, p. 115-127, jul. 2004. [ Links ]
TAM, M. Measuring quality and performance in higher education. Quality in Higher Education, London, v. 7. n. 1, p. 47-54, jan. 2001. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)