O sistema de avaliação externa dos padroes de qualidade da educação superior no Brasil: consideracoes sobre os indicadores

Paulo Sergio Marchelli

Resumo


Este trabalho aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), analisando as diretrizes conceituais e as orientacoes gerais utilizadas para avaliação externa. O metodo de analise corresponde ao estabelecimento de comparacoes entre o sistema adotado pelo Brasil e por outros paises cujos padroes de qualidade em educação superior sao internacionalmente reconhecidos. O estudo apresenta os principais conceitos em torno dos quais a literatura nacional e estrangeira estabelece os principios da avaliação externa, particularmente a ideia da accountability ou prestação de contas e a definicao de benchmarking, esta última entendida como a integração sistemica de todas as informações levantadas pelas agencias e comissoes setoriais. E enfocada a estrutura da matriz das dimensoes de avaliação externa do SINAES, detalhando-se os criterios utilizados para a atribuicao de conceitos aos indicadores da Titulação, Regime de Trabalho e Publicacoes do Corpo Docente. Como principal conclusao, o estudo apresenta as razoes pelas quais os referidos criterios precisam ser reconsiderados, mostrando seus pontos falhos e apontando caminhos para seu aperfeicoamento.

Palavras-chave


Avaliação da educação superior; Indicadores de qualidade; SINAES

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