Desafios para a profissionalização do novo papel docente universitario

Patricio Montero Lago

Resumo


O presente artigo tem por objetivo relacionar as demandas educacionais do novo seculo, com as modificacoes que se fazem necessarias ao exercicio da docencia universitaria. A principal implicação consiste na substituicao de pressupostos basicos por procedimentos docentes diferenciados, alem do desenvolvimento de outros conhecimentos, levando-se em conta os resultados de pesquisas recentes. 
O texto esta dividido em tres abordagens principais, A primeira – mudancas no desempenho da ação docente – apresenta resultados de pesquisas recentes feitas acerca da docencia eficaz. A segunda – funcoes e tarefas das novas atribuicoes docentes – baseia-se em experiencias docentes inovadoras, sendo ilustradas por algumas funcoes e tarefas-chave que deveriam estar presentes na atuação de professor.A terceira - O papel docente em nova visao sistemica - considera docencia como algo desafiante e apresenta sugestoes para o avanco da profissionalização docente nessa nova visao.

Palavras-chave


Demandas educacionais; Docencia universitaria; Pesquisas; Profissionalização

Referências


CALATANO, G.; CATALANA, K. Transformation for teacher-centered to student centered engineering education. West Point, New York: Centre for Enhanced Performance, United States Military Academy, 2000. [ Links ]

CLARK, C. Trends in college teaching style for the 21st century. Notre Dame, IN: The Kaneb Center, University of Notre Dame, 2002. [ Links ]

DOMINGUEZ, G. La sociedad del conocimiento, la formacion por competencias y el nuevo rol de la universidad: nuevas necesidades de reestructuracion y configuracion de los planes de estudio. In: CONGRESO CHILENO DE EDUCACION EN INGENIERIA, 18., 2004, Santiago de Chile. Anales del... Santiago de Chile: CEDETEC, 2004. [ Links ]

LACHIVER, G. Le developpement des competences en Ingenierie par la pedagogie du problème et du projet: un exemple à l'UdS. Quebec, Canada : Doyen de la Faculte de Genie, Universite de Sherbrooke, 2002. [ Links ]

MONTERO, P. Roles para la docencia universitaria concordantes con las demandas educacionales del nuevo siglo: reencuentro: analisis de problemas universitarios. Xochimilco: Universidad Autonoma Metropolitana, 2004. [ Links ]

______. Una vision para la docencia de la USACH en el contexto del nuevo milenio y algunos desafios principales. In: JORNADA DE DOCENCIA UNIVERSITARIA, 3., 2005, Santiago de Chile. Disponivel em: . Acesso em: 3 ago. 2007. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank