Saga do computador mal-amado

Claudio de Moura Castro

Resumo


O que a tecnologia tem a oferecer para a educação e cada vez mais abundante, criativo e confiavel. Seja nas tecnologias de imagem, nos computadores e nas suas combinacoes, a oferta e quase ilimitada. Nao obstante, as escolas academicas nao conseguem usar com sucesso tais recursos. Ha ampla evidencia de que iniciativas bem focalizadas mostram resultados muito positivos. Contudo, tais sucessos nao se generalizam e a maioria dos estudos mostra resultados pifios para os sistemas educativos como um todo. A sociologia da escola academica e a tecnologia se enfrentam em batalhas em que saem perdendo os alunos. Nao obstante, os computadores nas casas dos alunos tendem a melhorar o seu rendimento. Ainda mais admiravel, a miriade de solucoes educativas nao-formais fazem excelente uso de todas as tecnologias.


Palavras-chave


Computador; Educação; Escola; Inovação; Tecnologia

Referências


ATOMIC Learning. Little Falls, MN, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

AVENTA Learnings. Portland, OR, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

BLIO: more than words. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

CASTRO, C. M.; MAGALHAES, M. A. B. Novas tecnologias para o ensino de ciencias: condicionantes de sua utilizacao em sala de aula. Brasilia, DF: MEC: SEPS, l979.

COSN CONFERENCE, 2010, Washington. Innovation, ingenuity and insight. Washington, DC: Consortium for School Networking, 2010a. Disponivel em: . Acesso em: 28 out. 2010.

______. 3G and beyond: smart, mobile devices and e-readers a new CoSN EdTechNext. Washington, DC: Consortium for School Networking, 2010b. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

CREATIVE LEARNING LAB. Amsterdam, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

EUROPEAN Schoolnet: transforming education in Europe. Brussels, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

GEORGE LUCAS EDUCATIONAL FOUNDATION. Edutopia, San Rafael, CA, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

______. Maine's Laptop Initiative. Edutopia, San Rafael, CA, 2010b. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

IEARN Collaboration Center. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

INTERACTIVE storytelling. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

LEADBEATER, C.; WONG, A. Learning from the extremes. Cisco, San Jose, CA, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

LEARNING in motion. Core Learning, Santa Cruz, CA, 2008. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

MOE, T.; CHUBB, J. Liberating learning: technology, politics and the future of American education. San Francisco: John Wiley, 2009.

NASA Science: for educators; globe programs. Washington, DC, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

PANWAPA. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

RM Education. Hyannis, MA, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

STANSBURY, M. Teachers key to laptop success. eSchool News, v. 13, n. 3, p. 32, Mar. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.

SUPPES, P. The uses of computers in education. Scientific American, New York, n. 215, p. 206-22, 1966.

TIGED. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 29 out. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank