O fenômeno das explicacoes: aspectos da realidade portuguesa e do contexto global
Resumo
Na sequencia de uma investigação acerca da tematica das explicacoes iniciada em 2001, que conta ja com cinco anos sucessivos de recolhas de informação, realizada atraves de inquerito por questionario dirigido a todos os alunos do 12º ano (último ano do ensino secundario portugues, o ano escolar que precede o acesso ao ensino superior) de quatro escolas secundarias de uma cidade do litoral portugues a que chamamos Cidade Aquarela, apresentamos neste artigo alguns dos dados relativos ao ano lectivo de 2005/2006.
Palavras-chave
Referências
BACCHETTO, J. G.Cursinhos pre-vestibulares alternativos no municipio de Sao Paulo (1991-2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. 2003. 160 f. Dissertacao (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 18 jan. 2006. [ Links ]
BAKER, D. P.; LETENDRE, G. K. National differences, global similarities: world culture and the future of schooling. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 2005. [ Links ]
BRAY, M.; KWOK, P. Demand for private supplementary tutoring: conceptual considerations, and socio-economic patterns in Hong Kong. Economics of Education Review, New York, n. 22, p. 611-620, 2003. Disponivel em:< http://www.elsevier.com/wps/find/homepage.cws_home>. Acesso em: 10 fev. 2007. [ Links ]
COSTA, J. A.; VENTURA, A.; NETO-MENDES, A. As explicacoes no 12º ano: contributos para o conhecimento de uma actividade na sombra. Revista Portuguesa de Investigacao Educacional, Braga, PT, n. 2, p. 55-68, 2003. [ Links ]
IRESON, J.; RUSHFORTH, K. Mapping the nature and extent of private tutoring at transition points in education. In: BRITISH EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION CONFERENCE, UMIST, 2004, Manchester. Paper presented... Manchester, 2004. Disponivel em: . Acesso em: 12 fev. 2007. [ Links ]
MOUTINHO NETO, M. C. H. P. A procura de explicacoes: as razoes dos pais. 2006. 240 f. Dissertacao (Mestrado)- Universidade de Aveiro, Aveiro, PT, 2006. [ Links ]
NETO-MENDES, A.; COSTA, J. A.; VENTURA, A.; AZEVEDO, S. La industria de las clases particulares: de la actividad liberal a la franquicia de las multinacionales. In: ENCUENTRO POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES, 2007, Havana. Pedagogia 2007. Havana, 2007. 1 CD-Rom. [ Links ]
SANTOS, C. A. Identidade profissional do professor do "Cursinho Garra" de Goiânia. 2004. 226 f. Dissertacao (Mestrado)-Universidade Catolica de Goias, Goiânia, 2004. [ Links ]
SILVEIRINHA, T. O fenômeno das explicacoes: oferta, procura e implicacoes no 12.º ano em estudo de caso. 2007. 292 f. Dissertacao (Mestrado)-Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007. [ Links ]
VENTURA, A.; NETO-MENDES, A.; COSTA, J. A.; AZEVEDO, S. El fenômeno del apoyo al aprendizaje fuera de la escuela visto a traves de un analisis comparado. Profesorado: revista de curriculum y formacion del profesorado, Granada, v. 10, n. 2, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 28 nov. 2007. [ Links ]
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)