O ensino medio: orfao de ideias, herdeiro de equivocos

Claudio de Moura Castro

Resumo


Ensino Medio, ponto de encontro das muitas contradicoes do ensino brasileiro, tem papeis demais. Pode-se dizer que e um nivel em crise permanente. O dilema mais grave do medio esta entre preparar a metade dos alunos para o trabalho e a outra metade para o superior. Sao coisas dispares, com maiores distâncias entre valores e atitudes funcionais em cada uma das opcoes. O ensino medio herda todas os problemas de qualidade do fundamental e soma a eles um modelo inedito no mundo: nao ha caminhos alternativos nem entre escolas com perfis diferentes (modelo europeu) nem a possibilidade de trilhar trajetorias divergentes dentro da mesma escola (modelo americano). Ha amplo debate sobre as múltiplas saidas para o nosso ensino medio. Algumas grandes linhas podem ser sugeridas, justamente por lidarem com erros flagrantes, cuja correcao se faz necessaria. Mas, mais cedo ou mais tarde, porem, sera preciso ter a coragem para resolver o impasse de um sistema único que, na teoria, oferece a mesma escola para todos e, na pratica, nao oferece nada para ninguem, nem um ensino que preste. Ademais, ainda, discrimina os mais pobres. So o Brasil apresenta esse sistema. So o Brasil paga o preco dessa utopia impossivel.

Palavras-chave


ensino medio; ensino superior; formação profissional; sistema único; fixação de valores

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.