O ensino medio: orfao de ideias, herdeiro de equivocos
Claudio de Moura Castro
Resumo
Ensino Medio, ponto de encontro das muitas contradicoes do ensino brasileiro, tem papeis demais. Pode-se dizer que e um nivel em crise permanente. O dilema mais grave do medio esta entre preparar a metade dos alunos para o trabalho e a outra metade para o superior. Sao coisas dispares, com maiores distâncias entre valores e atitudes funcionais em cada uma das opcoes. O ensino medio herda todas os problemas de qualidade do fundamental e soma a eles um modelo inedito no mundo: nao ha caminhos alternativos nem entre escolas com perfis diferentes (modelo europeu) nem a possibilidade de trilhar trajetorias divergentes dentro da mesma escola (modelo americano). Ha amplo debate sobre as múltiplas saidas para o nosso ensino medio. Algumas grandes linhas podem ser sugeridas, justamente por lidarem com erros flagrantes, cuja correcao se faz necessaria. Mas, mais cedo ou mais tarde, porem, sera preciso ter a coragem para resolver o impasse de um sistema único que, na teoria, oferece a mesma escola para todos e, na pratica, nao oferece nada para ninguem, nem um ensino que preste. Ademais, ainda, discrimina os mais pobres. So o Brasil apresenta esse sistema. So o Brasil paga o preco dessa utopia impossivel.
Palavras-chave
Ensino médio; ensino superior; formação profissional; sistema único; fixação de valores
Apontamentos
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Apoio:
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)