Relação entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o curso de graduação

Maelin da Silva, Maristela Jorge Padoin

Resumo


Para ingressar no ensino superior público ou privado o candidato precisa realizar um exame de ingresso, o chamado exame vestibular. A formação basica, a qual tem a funcao de desenvolver o educando, dando subsidios para exercer a cidadania e tambem para progredir no trabalho e em estudos posteriores, tem um papel muito importante para a aprovação no vestibular. Aberto aos concluintes do ensino medio e aprovados no vestibular, o ensino superior deve ser acessivel a todas as pessoas no decorrer da vida. O nosso objetivo com o presente trabalho foi o de verificar se os primeiros e os últimos colocados no vestibular para o curso de ciencias biologicas mantem esses resultados durante o curso, e quais os fatores que contribuem para a continuidade ou nao desse desempenho. Para coleta de dados foram aplicados questionarios direcionados aos cinco primeiros e cinco últimos classificados no vestibular para o curso de ciencias biologicas nas duas modalidades licenciatura e bacharelado; tambem foram analisados os historicos academicos dos individuos, a fim de determinar o desempenho nas disciplinas. Para estudo dos resultados foi utilizada uma analise quantiqualitativa. Concluimos que, de maneira geral, os primeiros colocados mantem um desempenho relativamente melhor que os últimos, e que fatores como a formação basica (ensino fundamental e medio), trabalhar durante o curso e a idade dos alunos sao intimamente relacionados com o desempenho durante o mesmo. As duas turmas analisadas mostram caracteristicas peculiares, e o periodo em que os cursos sao ofertados tem papel relevante nesta diferenca, pois abrange públicos muito distintos, e consequentemente reflete dados muito contrastantes. A prova de vestibular de maneira imediata separa quais sao os alunos mais bem preparados dos menos preparados para a trajetoria academica, no entanto durante o curso outros fatores como familia, emprego, formação basica, identificação com o curso determinam o desempenho destes alunos. Outras pesquisas que visem a caracterizar a condicao socioeconômica e tambem condicoes de aprendizado de cada aluno parecem ser necessarias para afirmar com exatidao que estes fatores contribuem efetivamente para um desempenho considerado bom ou ruim.

Palavras-chave


Vestibular; Ensino superior; Alunos trabalhadores

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