O contexto escolar e a dinâmica de orgaos colegiados: uma contribuicao ao debate sobre gestao de escolas

Angela Maria Martins

Resumo


Este texto analisa dados obtidos em pesquisa realizada sobre escolas tecnicas jurisdicionadas ao Centro Estadual de Educação Tecnologica Paula Souza, no Estado de Sao Paulo, na tentativa de compreender o campo de tensao constituido no contexto escolar, considerando as relacoes instauradas entre direcao, professores, coordenadores pedagogicos, pais e alunos quando reunidos em orgaos colegiados e reunioes pedagogicas coletivas. Integra estudo maior no qual foram verificadas as questoes que afetam a gestao da escola e o processo de construção da autonomia pedagogica, financeira e administrativa de escolas tecnicas com base na analise de suas relacoes com os orgaos centrais (grau e nivel de autonomia na organização curricular e nas questoes que dizem respeito ao financiamento e à gestao da escola); os indicadores de democracia interna; as relacoes da direcao com pais, docentes e alunos; as relacoes de professores com alunos; o funcionamento dos orgaos colegiados; as parcerias; a avaliação externa realizada sobre a gestao; as opinioes de professores e alunos sobre o que e um bom diretor; as opinioes da direcao sobre o que e um bom aluno e um bom professor. Como dissemos anteriormente, neste texto serao discutidas apenas algumas questoes que afetam a dinâmica de funcionamento dos orgaos colegiados em contexto escolar.

Palavras-chave


Orgaos colegiados; Gestao de escolas; Processos de participação

Referências


BALL, S. La micropolitica de la escuela. Madrid: Paidos: MEC, 1989. [ Links ]

_____. Sociologia das politicas educacionais e pesquisa critico-social: uma revisao pessoal das politicas educacionais e da pesquisa em politica educacional. Curriculo Sem Fronteira, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 10-32, jul./dez. 2006. [ Links ]

BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J.C.; PASSERON, J. C. Oficio de sociologo. Petropolis: Vozes, 2005. [ Links ]

CEETPS. Sistema de avaliacao institucional. Sao Paulo, 2005. [ Links ]

CROZIER, M. Le phenomene bureaucratique. Paris: Editions du Seuil, 1963. [ Links ]

GIDDENS, A. Modernity and self-identity. Cambridge: Polity Press, 1995. [ Links ]

GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2004. [ Links ]

LIMA, L. C. A escola como organizacao educativa. Sao Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]

MARTINS, A. M. A gestao de uma escola tecnica: desafios pedagogicos. In: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO (Org.). Programa de Estudos Pos-Graduados em Educação: psicologia da educacao, Campinas: Autores Associados, 2005. [ Links ]

MEISTER, A. L'autogestion en uniforme. Toulouse: Privat, 1981. [ Links ]

MOTTA, F. C. P. Teoria das organizacoes: evolucao e critica. Sao Paulo: Pioneira, 1986. [ Links ]

SENNET. R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. [ Links ]

TAKAHASHI, F. Pais socorrem escolas tecnicas de Alckmin. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 3 nov. 2005. [ Links ]

TARDIFF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docencia como profissao de interacoes humanas. Petropolis: Vozes, 2005. [ Links ]

TOURAINE, A. Que es la democracia? Mexico: Fondo de Cultura. 2001. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank