Do texto ao e contexto: o Programa Ensino Medio Inovador em movimento

Monica Ribeiro Silva, Vanessa Campos de Lara Jakimiu

Resumo


O objetivo do artigo e analisar uma politica educacional a partir da produção de seus textos de referencia. Utiliza-se para esse fim a elaboração teorica de S. Ball em torno da Abordagem do Ciclo de Politicas. Toma-se uma politica educacional recente, o Programa Ensino Medio Inovador (ProEMI), haja vista o conjunto de documentos produzidos em curto espaco de tempo, bem como as intencoes do Programa de induzir a mudancas na organização curricular das escolas de Ensino Medio. A analise sinaliza para a hipotese de que as alteracoes nos documentos sao, ao menos em parte, resultantes de um processo de acomodação entre o que e prescrito pelo orgao de governo e as condicoes de realização do Programa, bem como pela amplitude do universo de interlocutores envolvidos.


Palavras-chave


Politica Educacional; Ensino Medio; Programa Ensino Medio Inovador; Abordagem do Ciclo de Politicas.

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