Educação, conflito e convivencia democratica

Carlos Alberto Vilar Estevao

Resumo


Apos uma caracterização sucinta da actual condicao pos-moderna, serao desenvolvidas algumas questoes que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo critico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivencia. Num segundo momento, apontar-se-ao algumas caracteristicas da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado ira compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violencia, conflito e convivencia assumem um sentido mais profundamente democratico.

Palavras-chave


Educação; Conflito; Convivencia

Referências


ARONOWITZ, S.; GIROUX, H. Postmodern education. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997. [ Links ]

BOLTANSKI, L. ; CHIAPELLO, E. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999. [ Links ]

DUBET, F. L'ecole des chance: qu'est-ce qu'une ecole juste?. Paris: Editions du Seuil, 2004. [ Links ]

ESTEVAO, C. V. Abordagens outras da escola como organizacao. In: LIMA, L. (Coord.). Compreender a escola: perspectivas de analise organizacional. Porto: Asa, 2006a. [ Links ]

______. Desafios da pos-modernidade, educacao e projectos. In: FORUM DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO: Liberdade de Opcao, Pluralidade de Projectos, 8., 2006, Lisboa. Actas ... Lisboa: Associacao de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, 2006b. 1 CD-ROM. [ Links ]

______. Educacao, justica e democracia. Sao Paulo: Cortez, 2004. [ Links ]

ESTEVAO, C. V. Redescobrir a escola privada portuguesa como organizacao: na fronteira da sua complexidade organizacional. Braga: Instituto de Educacao e Psicologia, CIEd, 1998. [ Links ]

GIDDENS, A. As consequencias da modernidade. Lisboa: Celta, 1995. [ Links ]

GIMENO SACRISTAN, J. Educar e conviver na cultura global. Porto: Asa, 2003. [ Links ]

HANDY, C. A era da irracionalidade ou a gestao do futuro. 2. ed. Mem Martins, PT: CETOP, 1992. (Pensar a gestao; 1). [ Links ]

HARVEY, D. Condicao pos-moderna. S. Paulo: Loyola, 2001. [ Links ]

JARES, X. R. A educacao para a paz e a aprendizagem da convivencia. In: SANTOS GUERRA, M. (Coord). Aprender a conviver na escola. Porto: Asa, 2005. [ Links ]

SANTOS GUERRA, M. Entre bastidores: o lado oculto da organizacao escola. Porto: Asa, 2002. [ Links ]

TOURAINE, A. Critica da modernidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. [ Links ]

WEBER, M. Economia y sociedad. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1964. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank