Poder, autoridade e lideranca institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociologicas classicas

Carlos Alberto Gomes

Resumo


O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visao sociologica de tres autores classicos - Emile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson - sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagogica. Os tres autores defendem uma visao hierarquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da accao disciplinar, no quadro de uma lideranca institucional que assegure a autoridade dos professores. E uma visao por muitos considerada tradicional e conservadora - os proprios autores tendem a considera-la simplesmente realista - que desafia varias correntes pedagogicas anti-hierarquicas, e que, claramente, se opoe aos pressupostos e logicas de accao que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pos) moderna.

Palavras-chave


Sociedade; Poder; Autoridade; Disciplina; Lideranca

Referências


BLACKLEDGE, D.; HUNT, B. Sociological interpretations of education. London: Croom Helm, 1985. [ Links ]

COLEMAN, J. C. The nature of adolescence. In: COLEMAN, J. C.; WARREN-ADAMSON, C. Youth policy in the 1990s: the way forward. London: Routledge, 1992. [ Links ]

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Sao Paulo: Melhoramentos, 1972. [ Links ]

______ . Educação moral. Porto: Res, 1984. [ Links ]

EMERSON, R. M. Power-dependence relations. American Sociological Review, Washington, DC, v. 27, n. 1, p. 31-41, 1962. [ Links ]

GOMES, C. A. A escola segundo os alunos. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, PT, n.7, p. 157-176, 1987. [ Links ]

HURN, C. Changes in authority relationships in schools: 1960-1980. Research in Sociology of Education and Socialization, Greenwinch, CT, v. 5, p. 31-57, 1985. [ Links ]

JACKSON, P. W. La vida en las aulas. Madrid: Ediciones Marova, 1968. [ Links ]

LIPOVETSKY, G. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relogio D'Agua, 1988. [ Links ]

WALLER, W. The sociology of teaching. New York: John Wiley & Sons, 1932. [ Links ]

WEBER, M. Conceitos sociologicos fundamentais. Lisboa: Edicoes 70, 1997. [ Links ]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank