Analise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes apos o primeiro ciclo avaliativo das areas de agrarias, saúde e servico social do Estado do Piaui

Carmesina Ribeiro Gurgel

Resumo


Objetiva-se verificar o desempenho dos cursos de graduação – agronomia, educação fisica, enfermagem, farmacia, medicina, medicina veterinaria, nutricao, odontologia, servico social, apos a conclusao do primeiro ciclo avaliativo do ENADE, nos tres campi da Universidade Federal do Piaui (Teresina, Bom Jesus e Parnaiba), confrontando com o desempenho das demais IES do Piaui, com finalidade de responder se a funcao formativa da avaliação proposta pelo ENADE apresenta efeito significativo entre 2004 e 2007. O estudo se da a partir da analise dos resultados do ENADE, incluindo o IDD e do CPC, levando em conta, ainda, a percepcao e o perfil dos alunos. Os dados coletados atestam desempenho satisfatorio e consistente destes cursos em 2004 na UFPI. Em 2007, os mesmos cursos avaliados apresentam decrescimo em relação ao exame anterior. Em termos gerais, a funcao formativa da avaliação nao apresenta efeito significativo nos resultados de um exame para outro, exceto nos cursos de medicina, odontologia e servico social que apresentaram melhor nota obtida em comparação com 2004.

Palavras-chave


Avaliação formativa; Desempenho; Ensino de graduação; ENADE

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