Trajetoria da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagogicas esvaziadas

Marcia Friedrich, Anna M. Canavarro Benite, Claudio R. Machado Benite, Viviane Soares Pereira

Resumo


Este artigo traz uma abordagem historica da Escolarização de Jovens e Adultos e sua trajetoria na historia da educação no Brasil. Caracteriza-se por uma analise documental sobre o movimento desta modalidade de ensino e as politicas públicas que a regem. Fazemos um paralelo com a evolução historica, formação de professores, mercado de trabalho no Brasil, utilizando fontes primarias e secundarias de pesquisa, compreendendo o periodo de 1973 ate 2007. Constatamos que a literatura especializada, em geral, descreve acontecimentos cronologicos de iniciativas pontuais na tentativa de solucionar os problemas decorrentes do analfabetismo e falta de qualificação da mao de obra necessaria ao modo de produção vigente em cada epoca, como iniciativas em relação às politicas públicas. No que diz respeito à relação com as propostas pedagogicas para esta modalidade de ensino, com base na analise de documentos legais, diretrizes e programas para o contexto educacional brasileiro, estas se caracterizam por uma educação compensatória, supletiva e emergencial.

Palavras-chave


Escolarização de Jovens e Adultos; Público de EJA; Politicas públicas; Propostas pedagogicas

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