QUANDO O SONHO SE CONSTRÓI NA ESTRADA: ESTUDANTES COTISTAS DE PEQUENOS DISTRITOS QUE CHEGARAM AO DOUTORADO
Resumo
O objetivo principal da pesquisa foi investigar as condições que contribuíram para que estudantes provenientes de distritos de pequenas cidades do interior distantes da universidade conseguissem ingressar e permanecer na pós-graduação. A abordagem metodológica foi a qualitativa e a pesquisa de campo foi centrada em entrevistas compreensivas com seis doutores e doutorandos de diferentes cursos da Universidade Federal de Ouro Preto provenientes de distritos de Ouro Preto e Mariana, interior de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que, apesar de todas as dificuldades vividas ao longo da escolarização, a mobilização familiar foi importante para a longevidade escolar e o deslocamento foi um obstáculo, mas a afiliação ao longo da graduação e as políticas de assistência estudantil atuaram positivamente. Eles foram a primeira geração da família a chegar ao Ensino Superior em universidade pública e a pós-graduação não era a meta inicial desses estudantes. Ao incorporarem as disposições necessárias para a compreensão da “regra do jogo” escolar, ousaram sonhar e, ao se tornarem excelentes jogadores, chegaram ao mais alto grau acadêmico.
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